Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Falar não ajuda!

Falar não ajuda!


As pessoas dizem que você deve falar para quem lhe magoa, ainda que sem querer, como você se sente e o que você pensa, porque, segundo elas isso é “o melhor a fazer”. Bobagem, besteira! As pessoas são o que são e pensam como pensam, nada do que você fale vai apagar os atos ou palavras que lhe magoaram e, menos ainda, mudar alguém ou seu “ponto de vista”.
Falar não adianta, observar e analisar sim. Se alguém lhe surpreendeu negativamente pela imbecilidade, negligência, egoísmo ou tolice em algum ato, lamente, reclame sozinho, chore, mas não desabafe com ela, não vai ajudar em nada e o máximo que você vai criar é um embate inútil.
Passe a observar se existem afinidades reais, se o convívio é saudável para você, se é possível amar ou se o desgosto se tornará contumaz. Não fale sobre a existência ou ausência de afinidades, não se desgaste, apenas analise com o passar dos dias se elas existem ou não.
Falar não muda nada, atitudes sim, tanto do outro em relação a você como de você em relação a ele. Não se preocupe quando alguém lhe decepciona ou age de forma tragicômica e "alguém" aconselha você a desabafar com ela e contar o que você sente, eu lhe garanto: isso não vai adiantar nada!
Silencie, analise e pense, o que é “adequado” para você não precisa de muitos reparos e nem de conversas inúteis, flui, acontece, dá certo, converge para a mesma energia porque existem afinidades na forma de ser e de pensar sobre o amor e a vida a dois. Se não constatar isso, cale-se. Enfim, se você quiser desabafar acerca de atos alheios que lhe frustram procure um psicanalista, sai mais caro, mas você economiza sofrimento e desperdiça menos energia.
Cláudia de Marchi
Passo Fundo, 16 de novembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.