Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Viva e deixe viver

Viva e deixe viver


Se conviver com determinados indivíduos não lhe faz bem e se seu amor não basta para suportá-las, se você não consegue compreender que elas são como são e não o que você quer que elas sejam, evite o convívio antes de perder o respeito e a razão.
A única forma de seguir o preceito de Cristo e “amar ao próximo como a si mesmo” é respeitar. O respeito é a maior, se não a única, forma de demonstrar amor ao outro diante das diferenças e divergências na forma de ser e pensar que existe entre os seres.
Amar ao outro não é achar que ele é perfeito, que ele é “como você”, que ele age de forma correta e justa, aliás, “amar” quem é semelhante a você é fácil, é normal, difícil é amar o seu oposto, quem é muito diferente de você, mas nem por isso inferior, afinal ninguém é superior a ninguém neste mundo onde as pessoas são, apenas e tão somente, diferentes uma das outras.
Amar ao próximo é respeitá-lo, é não querer que ele mude por você ou porque você acha que esta “mais correto” do que ele, amar é aceitar o outro com suas virtudes e defeitos. Como diz a bendita Oração da Serenidade: "Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".
O que você pode mudar? Apenas a si mesmo, a sua forma imperfeita de ser e pensar, é preciso ter coragem para recolher seu orgulho, suas “convicções” e, assim, descomplicar o que você complica por medo, aos outros você não pode mudar e, na verdade, quanto maior for tal desejo em seu coração, maior será a necessidade de você mudar a si mesmo e aprender a viver. Viver e deixar viver.
Cláudia de Marchi
Passo Fundo, 25 de novembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.