Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Elogios.

Elogios.

Os seres humanos são muito, muito engraçados! Todo mundo adora elogio, mas quase ninguém os dá. Eu confesso: adoro elogiar, assim como um elogio sincero faz meus olhos brilharem.
Eu acho que elogios enfeitam o dia das pessoas, elogios animam, enaltecem e encantam. Todavia, as pessoas costumam agir de forma diferente. Diante de gestos respeitáveis elas se calam, diante de um erro mínimo elas se exaltam.
Na minha concepção a regra deveria ser o inverso. Elogiar com frequência e, apenas quando ocorre alo ruim, dizer que a pessoa não foi tão boa como costumeiramente é, ou não se vestiu de forma tão elegante como a que rotineiramente se veste.
Essa coisa de se calar frente ao que é admirável, mas jogar pedras mesmo quando qualquer erro signifique a exceção e não a regra é algo muito feio, muito tolo. Elogios impulsionam quem age bem a agir desta forma!
Eu imagino, e não é a primeira vez que uso este exemplo, como pensa uma criança do alto de sua inocência, frente à ausência costumeira de elogios quanto ao seu bom comportamento e ao xingamento imediato que ocorre quando erram: “Quando eu faço certo ninguém vê, quando eu erro falam. Agir certo não leva a nada.”
É um raciocínio infantil? Pode ser, mas é lógico! Se você não fomenta as boas atitudes, mas, pelo contrário, faz escarcéu diante de falhas, estará desestimulando a criança, o parceiro, o amigo, o colega ou o empregado, a agirem bem.
Inobstante qualquer infantilidade de pensamento, o fato é que, em sendo lógico o pensar, ele acaba se tornando compreensível e até explicável. Enfim, pessoas gostam de elogios e não gostam de ser contrariadas, logo, quando puder elogiar, elogie, porque, com certeza, você não vai pensar duas vezes na hora de “contrariar”.

Cláudia de Marchi

Sorriso/MT, 14 de agosto de 2014. 

2 comentários:

  1. Diante de gestos respeitáveis elas se calam, diante de um erro mínimo elas se exaltam ou somem deixando um vazio sobre este erro mínimo.Tenho certeza que nunca deixarei de te admirar mesmo que também possa vir a cometer erros mínimos . Agente fica meio doido por dentro quando erramos, principalmente quando temos certeza do carinho e admiração que temos com quem erramos . Machuca não ter uma compreensão do que realmente se passou .

    ResponderExcluir
  2. Não abro mão de ser teu amigo e admirador, te amo de paixão, te adoro , te admiro ,venero e tudo mais . Pode brigar, xingar ou dar uma das tuas boas reflexões sobre meus defeitos, vou adorar, mesmo que esteja braba por não sei o que, este elo quero para sempre, mesmo que fisicamente de longe . eulersol@hotmail.com ou mensagens 54 91093857

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.