Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

O lobo

O lobo

Uma das célebres frases que o meu professor de Teoria Geral do Estado citava era a de Thomas Hobbes: “O homem é lobo do homem”. Lembro-me de ter lido “O leviatã” e obras de Rousseau e Montesquieu nessa época, há longos anos.
Para o filósofo, enfim o estado natural do homem é o de guerra, de disputa. Filosofia a parte, em que pese eu seja apaixonada por tudo que a envolve, a minha opinião é a de que, apesar dos homens disputarem na vida e serem muito capazes de trair a confiança de seus pares para conseguir seus objetivos, o lobo mais algoz que existe é o que habita dentre de nós.
São nossos medos, nossos pesares, nossas dúvidas, nossas inseguranças, nossos pensamentos ruins. O que tanto tememos costuma se tornar realidade em virtude de nosso pensamento, que acaba, por fim, comandando as nossas atitudes e nos levando diretamente àquilo que “não” queríamos, mas projetamos no mundo real com o nosso pensar e com a nossa conduta. Complicado para uma sexta-feira, né?! Enfim, resta o fato de que devemos ter mais cuidado com o que cultivamos dentro de nós do que com o que vem do outro.
Na realidade, nenhum ato ou palavra alheia pode nos afetar se não dermos valor a eles. Tudo nos fere, na medida em que nos sentimos feridos, a partir do momento que nos tornamos mais fortes ou mais indulgentes acabamos por ignorar a ignorância alheia, em que pese não possamos deixar de lastimá-la.
O que habita dentro de nós é o que nos impulsiona a crescer, a fomentar relacionamentos bons, sejam eles amizades ou relações amorosas. Se estivermos cultivando um lobo feroz dentro de nós, na medida em que ele nos maltrata, vez que o alimentamos, ele nos fará maltratar quem está a nossa volta e isso é, com certeza, um perigo.
Nascemos sozinhos e morremos sozinhos, eis minha tese. Todavia, neste interim, podemos conviver com outras pessoas, mas a nossa vida íntima se dá em silêncio, em nossa mente, em nossos pensamentos, em nossa consciência e é dela e deles que devemos cuidar, do contrário, seremos devorados. Devorados de dentro para fora.

Cláudia de Marchi
Sorriso/MT, 08 de agosto de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.