Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Estado laico?

Estado laico?

Eu não acho que o Brasil seja um Estado laico. Sei lá, aquele “sob a proteção de Deus” no preâmbulo da Constituição ofende a quem não acredita em Deus. Mas você costuma crer que, quem não crê em Deus, não é boa pessoa né?! Infelizmente, eu sei que, se você pertence à maioria dos brasileiros, pensa assim.
Eu sou uma mulher que tem fé, muita fé. Uma pessoa que ora sozinha e só consigo, uma pessoa que pensa sobre a vida, em todos os seus aspectos e que tenta ver o lado bom de tudo.
Nas maiores desgraças, quando tudo parece estar perdido, não raramente, se formos humildes e resignados, surgem os maiores ensinamentos. Da dor, também pode nascer o amor! Mas, enfim, eu dou o meu melhor em tudo o que faço e para todos que convivem comigo. Não sou uma pessoa de meios termos, mas não faço mal a ninguém: aos que gosto, o meu melhor, aos que não gosto, a minha indiferença e educação. 
Eu acho que não adianta vivermos num País cuja Constituição foi promulgada “sob a proteção de Deus”, mas que a desigualdade social reina absoluta e, o que é pior, a desigualdade de tratamento entre brancos e negros, ricos e pobres, famosos e anônimos. E isso acontece, como advogada, falo isso com plena convicção.
Da mesma forma, não adianta ir à missa toda semana e ser maldoso, criticar a tudo e a todo e ser incapaz de perdoar os erros dos outros ou colocar-se em seu lugar. Se você não acredita em Deus, se você não tem fé em uma Força Superior, não vejo nada de ruim em você. Não se você for bom, for honesto, não se você não faz aos outros o que não quer que eles lhe façam.
Agora, se você crê em Deus e não faz nada disso, então, para que ter esta fé, jovem? Religiosidade sem bondade é perigoso. Afinal, quanto mais ciente do perdão divino, mais as pessoas erram, na ciência de que Ele tudo perdoa. Enquanto isso, mea culpa e autoanálise se tornam utópicos, inexistentes, para ser mais precisa. Ai reside o perigo. Um grande e lamentável perigo!

Cláudia de Marchi

Sorriso/MT, 29 de agosto de 2014.

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.