Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ciclos

Ciclos


A vida é um eterno oceano onde as ondas que batem nuns se afasta de outros. Enquanto uns aprendem outros querem deixar de lado o que sabem, enquanto uns querem chegar, outros desejam partir, onde uns começam a crer no que outros já não acreditam mais.
A arte do convívio e do respeito às diferenças é o único bem que todos os homens deveriam possuir para que a sociedade evolua e funcione de forma saudável, justa e aprazível. No entanto, cada pessoa prefere crer que sabe mais que a outra, que esta numa fase melhor ou de mais “sabedoria” em relação às demais e faz pouco caso daquilo que não diga respeito a sua vida e que, com a boca cheia, chama de “problemas”.
Aliás, é algo muito interessante e tragicômico alguns episódios que “assistimos” ou “participamos” em nossa existência, em especial aqueles onde as pessoas brigam, não apenas para demonstrarem o que pretensamente chamam de “razão”, mas para atestar que são mais “sofridas”, mais “injustiçadas” e que possuem o “fardo” mais pesado para carregar. O egoísmo e o orgulho estão aniquilando a denominada “racionalidade humana”.
Enquanto na época de Jesus ninguém lhe ajudou a carregar sua cruz, hoje em dia as pessoas querem medir o tamanho das suas e, por incrível que pareça aos olhos das poucas pessoas sensatas que existem no mundo, querem que as suas sejam mais pesadas, porque crêem que é uma boa forma de serem admiradas: atrair a piedade alheia para demonstrar que são “fortes” e “superiores”.
Não há dúvida de que vivemos em tempos de epidemia da hipocrisia, em tempos estranhos onde as pessoas perderam-se por completo dos valores morais e do que seja o real sentido da palavra compaixão e do verbo “compadecer”, onde o pronome “eu” é o mais “necessário” e popularmente conhecido.
Se uma pessoa deixa de acreditar em certas coisas é porque teve motivos para tanto, se outra passa a crer é porque precisa disso em sua vida, todavia se as pessoas respeitassem verdadeiramente a opinião umas das outras poderiam crescer ouvindo ao outro e o que lhe fez mudar de opiniões e, assim, evitariam sofrimentos futuros, aprenderiam e evoluiriam mais, mas, para tanto, seria necessário ouvir e se importar com o próximo, e, no fundo, quase ninguém se importa com o que não diga respeito estritamente a sua vida. O conceito de “próximo” esta cada vez mais distante dos indivíduos que só se importam consigo mesmos.
Cláudia de Marchi
Passo Fundo, 16 de setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.