Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Humilhada?Ferida?Jamais!

Humilhada? Ferida? Jamais!


Você só sente humilhado, desvalorizado ou desprezado se quiser amargar a tristeza emanada destes sentimentos e “sensações”. Assim como é fato que acidentes acontecem sem que exista a responsabilidade de ninguém, é verdade que as pessoas podem cometer gafes e lhe magoar sem que desejem, logo, você só se sentirá aviltado porque quer.
Claro que, você “bebê gigante” não admite que nada ocorra de forma imprevista! Você nunca se equivoca, logo não admite equívocos e, quando eles ocorrem, por mais acidentais e involuntários que tenham sido, você veste sua máscara de “vítima” e grita, ofende e tenta humilhar o outro como se ele tivesse cometido uma gafe por sua livre e deliberada vontade.
Você no auge de sua infantilidade se sentiu humilhado e não perdoou porque é orgulhoso e intransigente, todavia, a pessoa que você pretendeu pisar e humilhar ao tentar se “sair melhor” da situação, só irá cultivar o amargo sabor da mágoa se for tolo como você, se ela achar que é o “supra-sumo” do Universo e que ninguém pode se equivocar ou agir injustamente com ela, assim como você pensa, enquanto tenta afirmar ao mundo que é “humilde” e tem “personalidade forte”.
Por outro lado, se ela for uma pessoa tranqüila, que reconhece que errou, ainda que involuntariamente, e que você, imerso em cólera e orgulho quis revidar, ela pode chorar na hora, de arrependimento ou raiva, mas nunca irá lhe desprezar e nem se sentir humilhada. Quanto mais fraca a auto-estima, mais frágil a personalidade e menor a tolerância a erros.
Existe uma verdade na vida: podem as pessoas querer lhe ferir, lhe usar, lhe magoar e lhe humilhar, você só vai ser usado, humilhado e ferido se quiser amargar tais sentimentos, do contrário basta entender a ignorância humana e relevar, esquecer o que não deve e nem merece ser lembrado. Coitados dos que agem voluntariamente para pisar em alguém, coitados daqueles que não conseguem se colocar no lugar do outro e pensam que são imunes a erros!
Cláudia de Marchi

Passo Fundo, 06 de setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.