Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

domingo, 25 de setembro de 2011

Pense, não fale!

Pense, não fale!




Um dos sinais sutis de saúde mental, emocional, psíquica se chama “inibição”, ela é a capacidade das pessoas “guardarem” para pensamentos e idéias que não agregam em nada aos seus ouvintes por não lhes dizer respeito ou por ser demasiado grosseiro, tolo e ofensivo.
Com o passar do tempo e na medida em que convivemos com as pessoas chegamos à óbvia conclusão de que algumas coisas não devem ser faladas, ditas, embora possam ser pensadas. O pensamento é o único campo de domínio único e livre do individuo, a partir do momento que ele expõe o que pensa, arrisca-se a ser “analisado” e, inclusive, tido como doente mental ou como uma pessoa carente e infeliz, que se fantasia de bem amada e bem sucedida para sair exibindo “sorrisos” mundo a fora.
Você pode ter medo de espíritos, de assombrações e de demônios, mas poucas coisas podem ser mais assustadoras do que a expressão humana de pensamentos fúteis, estapafúrdios, egoístas, orgulhosos, egocêntricos e de plena “auto-afirmação”. Nada é tão assustador quanto ouvir, pela boca de um ser humano, palavras e afirmativas que ele deveria levar para o túmulo consigo.
Se você acha seu corpo lindíssimo, seu rosto perfeito, seu futuro magnífico, porque será herdeiro de um grande patrimônio, se você nutre a certeza de que todas as pessoas se apaixonam por você, que você vai casar com um “lord” riquíssimo, que você é o melhor na cama, na cozinha, na mesa e no saldo bancário, pense, não fale!
Não dê às pessoas a certeza de que você é um pobre moço rico e imbecil, siga meu conselho: não fale o que você pensa, viva com o “beneficio” da dúvida antes de falar e dar aos demais a certeza de sua frivolidade, superficialidade e idiotice.
A futilidade, a arrogância, o materialismo excessivo, o “interesseirismo”, a inveja, a vontade das pessoas frustradas, problemáticas e infelizes de seu auto-afirmarem me anoja e assusta. Se você tem dinheiro e energia suficiente para falar para o mundo as imundícias que pensa, procure um psicanalista, ele é a pessoa ideal para lhe aturar, até mesmo porque, cobra para lhe ouvir. Benditos sejam tais profissionais!
Cláudia de Marchi
Passo Fundo, 26 de setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.