Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A dor e a delícia de ser o que é.

A dor e a delícia de ser o que é.


Caetano estava certo quando escreveu que “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”, lamentável, por outro lado, é ver pessoas amargas e infelizes querendo ver o sofrimento alheio e a dor na vida dos outros, para poderem se sentir “aliviadas”, e, apenas assim, enxergarem beleza, doçura e encanto em sua existência nublada, descontente e falsa.
É irritantemente triste e digno de pena ver uma pessoa procurando problemas e sofrimento na vida de quem não esta “nem ai” para ela, apenas para se auto-afirmar, para se sentir melhor. É lamentável precisar da dor, da desgraça, do sofrimento e da frustração alheia para se sentir “realmente bem” no mundo.
“A vida da fulana não é fácil, mas ela escolheu”, “a sicrana é pobre”, “ainda bem que eu não fiz como a fulaninha e estou bem melhor assim”, “me falaram que é difícil ter êxito nesse trabalho, o sicrano me garantiu, vamos ver como será a luta da fulana”, e segue. Infelizmente segue o rol desta espécie abjeta de “torcida” pela desgraça alheia com boa dose de projeção, certamente.
A pessoa descontente consigo e com a vida que possui “projeta” nos outros o seu descontentamento, a sua infelicidade e irresignação, para não ter que admitir que acha a sua vida difícil, dura e cheia de inconvenientes, tais indivíduos projetam “isso” (e muito mais) na vida dos outros para sentirem-se mais contentes, mais tranqüilos. Impossível, no entanto, existirem amizades leais e sinceras quando uma pessoa, no silêncio de sua alma, precisa depreciar as demais para se sentir bem ou “melhor”.
A amizade nasce da pureza, da aceitação do outro, do respeito, do carinho, da decência e do bom caráter, apenas “falsos amigos” precisam criticar os “seus” para se sentirem melhores, para se sentirem bem. Amizade não é competição de quem é mais bonito, mais rico, mais alegre ou mais bem casado, amizade é doação e cumplicidade, apesar de todos os pesares que todo ser humano e relação humana possuem.
Cláudia de Marchi
Passo Fundo, 26 de setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.