Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sábado, 24 de setembro de 2011

A "Faculdade" da vida

A “Faculdade” da vida


Você pode estudar e conquistar todos os títulos possíveis na sua área de atuação profissional, sem que, concomitante a tal “evolução”, você se gradue na “Faculdade da vida”, afinal ela não requer tanta leitura, mas carece de empenho e destemor para que suas lições sejam aprendidas.
Ninguém se forma na “Faculdade da vida” se é covarde, se não se arrisca, se, por medo de sofrer ou fracassar, queda-se silente em seu “casulo de auto-proteção” que serve, apenas, para deixá-lo mais frágil, para mantê-lo tolo e inexperiente, ou seja, para impedi-lo de crescer, de aprender, ainda que à custa de várias lágrimas.
Existem duas disciplinas fundamentais na Escola da vida: a primeira se chama “observação” e a segunda se chama “sofrimento”. De regra as pessoas mais observadoras e atentas tendem a se magoar e a sofrer menos porque elas fazem escolhas melhores. A observação quando bem “utilizada” é um “dom”.
Todavia, quem não obtém conhecimento para ser aprovado da disciplina da “Observação” precisa cursar a do “Sofrimento” cuja aprovação é uma espécie de “pré-requisito” para o futuro êxito na matéria da “Observação”. Depois de sofrer, de se frustrar e derramar muitas lágrimas, o homem aprende, passa a ser mais atento no que tange a quem merece ou não o seu apreço, seu carinho, sua confiança.
Após passar pelo “sofrimento” e ter aprendido com ele, o homem se torna mais observador. A dor ensina àqueles que desejam aprender, logo, não se pode ter medo de viver, de sofrer, de chorar ou de se frustrar. Só se diploma na vida quem é destemido, corajoso e humilde o suficiente para saber que sempre terá o que aprender e o que melhorar para se tornar um ser humano mais sábio, mais tranqüilo, mais equilibrado e mais feliz.
Cláudia de Marchi
Passo Fundo, 24 de setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.