Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Olhando para os lados.

Olhando para os lados.


Eu só conheço uma espécie de gente burra, fraca e irritante: a que não olha para os lados nem para trás, a que entra em depressão por não valorizar quem é e nem a vida e oportunidades que tem ou já teve, a que não consegue abdicar do egoísmo nem mesmo em prol de sua felicidade.
A felicidade é o caminho, a chegada é uma contingência, mas os homens preferem andar em círculos, lastimando o “ilastimável”, sentindo-se vítimas da vida, desejando que tudo seja perfeito e aconteça no momento em que querem, como se eles fossem Deus, como se seus intentos fossem os mais urgentes e necessários no mundo.
Eu não pugno pelo comodismo, leniência e falta de perseverança, o ser humano precisa de sonhos e metas para viver, a esperança é a mais leal companhia do homem até seu desencarne, ela precisa existir. Eu faço ode, isto sim, à humildade de espírito que ajuda o homem a olhar quem esta na sua frente com admiração, com respeito e vê-lo como um exemplo daquilo que ele deseja ser ou ter, mas, para não esquecer-se de que seu presente não é tão infeliz, é preciso olhar para trás e para os lados, para quem esta em situação pior, portanto.
Acredite, você não é o único no mundo que sofre, você não é e nem vai ser a última pessoa que deseja ver chuva num dia de sol porque as nuvens carregadas se afinam mais com seu estado de espírito. Dias de tristeza e melancolia todos têm, eles são necessários como teste de sua força de espírito, eles são saudáveis para a reflexão, afinal, só não se mantém melancólico e triste quem persevera e analisa a sua vida, olha para os lados, se enxerga no espelho, sorri e muda de humor porque reconhece que não é o único que tem problemas e agruras no planeta.
Nada pode ser mais infame e grotesco do que a autopiedade, do que o “coitadismo” de certas pessoas que sempre se sentem em “desvantagem” em relação ao mundo e aos outros; se você não deseja que eles tenham pena de você, não tenha você mesmo! Ser considerado um infeliz ou coitado pelo povo (que adora uma fofoca maldosa) é ruim, mas se considerar um pobre coitado é mais abjeto e vil, é o cúmulo da degradação e da falta de respeito do homem para consigo.
Cláudia de Marchi
Passo Fundo, 12 de setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.