Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sábado, 26 de maio de 2012

Panela sem tampa



Panela sem tampa.

Excessos são perigosos. Ambição desmedida, orgulho excessivo e arrogância demasiada fazem os homens agir de forma estúpida: eles perdem a noção de seus limites, devaneiam, passam a agir como insanos, inventando suas próprias leis e se sentindo acima de qualquer risco e perigo.
Nada pode ser mais patético do quem uma pessoa que perde a noção de seus limites em prol da fantasiosa vontade de que seus desejos se realizem, olvidando dos limites e princípios morais que devem limitá-los.
A desonestidade é fruto dessa ambição sem limites, e, na minha modesta concepção, pessoas desonestas e ambiciosas demais são psicopatas: elas me assustam!
Todavia, em não raros casos, tais indivíduos, embriagados pela própria ambição e tontos com as intenções pérfidas que ela lhes fazem criar, demonstram certa (temível) burrice: menosprezando a inteligência alheia eles passam a crer que conseguirão tudo o que desejam sem que sejam “descobertos”.
Ocorre que, quem age de forma errada, deixa rastros, corre riscos desnecessários, tende a perder na mesma medida em que crê que irá ganhar. Essas criaturas que, de tão pobres que são só ambicionam ter dinheiro, contradizem a astúcia e inteligência que têm em criar “manobras” para aferirem lucros, quando passam a crer que são superiores àqueles que tentam ludibriar. É meu amigo, bem se diz que o capeta faz a panela, mas se esquece da tampa!

Cláudia de Marchi
Passo Fundo, 26 de maio de 2012.

2 comentários:

  1. verdade,existem muitos assim já vivi com um assim nunca me ouvia ele sempre sabia o que estava fazendo,deixa eu sei o que faço,até que se afundou num mar de dívidas e depressão,mas mesmo assim continou achando que sempre soube o que fazia os outros e que queriam fazer mal pra ele, ele era o proprio chapeuzinho vermelho fugindo do lobo mal ,só que o lobo mal era ele na verdade.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.