Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Realismo, o único remédio contra a ilusão.

         Realismo, o único remédio contra a ilusão.

         Não acredite em tudo o que lhe convém acreditar, seguidamente o seu "psicologismo" é apenas uma forma rebuscada de você se iludir e justificar o que, no fundo (ou no “raso”), não tem justificativa.
            A praticidade é tudo na vida, complicar usando demais a imaginação é algo tolo e desnecessário. Fatos são fatos, acredite mais neles do que em argumentos que, quiçá você mesmo, tenta encontrar para os erros alheios e próprios.
            Acredite, para algumas coisas na vida inexistem explicações e justificativas. O certo é certo, o errado é errado e o imoral é imoral, os motivos nem sempre tem validade, até mesmo porque, cada cidadão no mundo defende a si mesmo com as “armas” que possui.
            A maioria das pessoas possui interesses em comum: tornar-se útil e necessária para você, sentir-se “gostada” e admirada e, para tanto, explica seus atos da forma que lhe convém. Elas sempre foram justas, honestas e corretas, foram apenas vitimas de algo ou de alguém. Ocorre que vitimas não existem.
As pessoas agem porque querem agir e quando não encontram justificativa para seus erros recorrem-se ao “vitimismo” para se enaltecerem e sentirem-se menos culpadas, afinal todos são culpados pelos seus erros: mãe, pai, avô, tio, tia, marido, a rubéola da infância, o resfriado, a tensão pré-menstrual, São Pedro, São Jorge, a crise na bolsa de valores, a falência familiar, o patrão, o empregado, Deus, enfim, qualquer coisa, entidade ou pessoa, menos elas mesmas.
            Não seja mais um psicólogo de botequim a acreditar em quem se faz de vitima da vida. Sempre existem escolhas mais valorosas, sempre existem outros caminhos, outras opções, as pessoas, porém, escolhem aqueles que melhor se afinam com seu caráter.
            Não defenda o indefensável e não acredite no que você quer, porque, freqüentemente você quer se iludir e achar que o mundo é melhor do que realmente é e as pessoas são mais valorosas e boas do que, de fato, são. Não seja tolo, o mundo não é perfeito e a maioria das pessoas não é bondosa e valorosa. Realismo, meu caro, faz bem pra pele e para seu coração, adquira-o urgentemente!
Cláudia de Marchi
Passo Fundo, 04 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.