A batalha
Eu acho que devemos batalhar pela racionalidade, creio que, se Deus nos deu a razão para nos diferenciar dos animais devemos tentar, a cada dia, aprimorar a nossa capacidade de "pensar sobre" e, sobretudo, de "pensar antes" de agirmos.
Devemos pensar muito antes de tomarmos qualquer atitude, devemos ponderar prós e contras e, em qualquer situação, tentarmos contar até dez, até mil, se necessário.
Talvez se a médica Kátia Vargas, que usou seu carro para colidir na moto e arremessar os corpos, matando, um casal de irmãos, após uma discussão no trânsito, tivesse pensado antes de agir não tivesse cometido o ato tresloucado que cometeu num momento em que a ira lhe dominou.
A ira, a raiva e a paixão são sentimentos fortes e, portanto, em doses exacerbadas nos fazem agir de forma animalesca- sem pensar, portanto, de forma errônea.
Logo, eu repito: compete a nós, ao menos tentarmos agir de forma racional e não passional para que não erremos e não "vitimemos" aos outros com nossa irracionalidade e não sejamos, no futuro, vítimas de más escolhas feitas no presente.
Afinal, depois de escolhidas, depois de optarmos por um caminho, não adianta chorarmos, não adianta lastimarmos, já disse Francesco Carnelutti, "quem em pecado esta é perdido, Cristo perdoa, mas os homens não."
Cláudia de Marchi
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.