Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Chatos

Chatos 

Talvez você tenha o seu conceito pessoal daquilo que seja uma pessoa chata. O conceito de chatice varia conforme o que chateia cada um, pois vamos ao meu conceito do que é uma pessoa chata ou, mais especificamente, de quais são as suas características. 
Pessoas chatas são diferentes de pessoas más: nem todas pessoas chatas são más, mas quase todas pessoas más são um pouco chatas, enfim, seu egoísmo avantajado irrita qualquer um. Até um monge corre o risco de sentir-se irritado por uma pessoa demasiado egoísta e, consequentemente, chatíssima! 
 A pessoa pensa que a vida gira ao redor de seu umbigo, qualquer dor de barriga é motivo para fazer todo o mundo parar para ajudar-lhe a resolver os seus problemas e salvar-lhe a pele. Enfim, pouco se importa para o fato de que cada um tem os seus problemas e suas vidas intimas para cuidar. 
Gente que só fala “eu” é muito chata! Assim como gente apaixonada e sem noção! Convenhamos, a paixão é meiga até certo ponto, em demasia, se torna tediosa. “Porque o fulano é isso”, “porque ele disse aquilo”, “porque ele faz assim”, enfim, quando você só sabe falar de uma pessoa, corre o risco de tornar-se chato! 
Gente carente, gente que precisa de atenção, gente chorona, pegajosa, bem, todo mundo sabe que isso é chato pra caramba né!? Não tem Vivara, Victor Hugo nem Gucci que paguem uma pessoa possessiva, insegura e ciumenta indo ao seu encalço. 
Sim, eu disse “indo ao seu encalço”! Tem gente que não vai ao seu encontro, vai ao seu encalço, porque não parece querer lhe amar, mas se apropriar de você, não quer ser seu amigo, parceiro ou companheiro, mas proprietário. E, cá entre nós, ninguém deseja a companhia de uma pessoa assim, certo? 
Outro tipo de gente chata é aquela que não controla a própria ansiedade, que quer tudo pra ontem, que chega que nem um furacão agitando a tudo e a todos, que faz uma revolução e causa um mal estar em todo mundo com sua ansiedade, agitação e impaciência. Aliás, está ai a que vai ao topo na minha lista de coisas chatas e quase insuportáveis: a impaciência! 
Estou numa fase da vida em que gente impaciente me desatina, me dá urticaria, me causa mal estar físico, psíquico e mental. Não consigo conviver com gente que não tem paciência para lidar com gente, com quem não espera uma ligação telefônica, com quem grita por pouca coisa, com quem diz que ama, mas se irrita facilmente. 
Aliás, eu não gosto de pessoas muito “irritáveis”, não gosto de pessoas que perdem a calma por pouca coisa e, principalmente, não gosto de gritaria, embora não consiga deixar meu sangue frio diante de uma. 
Ele esquenta, ele ferve e até o copo da minha paciência transborda, então ocorre o inevitável: eu revido, eu me defendo, eu respondo e, porque não dizer, eu também grito, mas não nego, eu tremo depois. 
Tremo porque detesto situações chatas e, não posso deixar de dizer, eu não gosto de agir como uma pessoa chata, eu sinto vergonha de mim mesma por deixar-me levar por sentimentos tão vis como a raiva e a ira. Eu tremo de vergonha.
Cláudia de 
Marchi Sorriso/MT, 18 de outubro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.