Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Perdoe-se II

Perdoe-se II

Você deve compreender seus equívocos do passado, você deve se perdoar porque ontem não sabia o que sabe hoje, afinal, guardar rancor de si mesmo não serve para nada, apenas para minar a sua paz e auto-estima.
Todavia, é preciso ser racional. É preciso pensar de forma sadia sobre seus atos sem imiscuir-se do reconhecimento de erros, de culpa, mas, sem, no entanto, cair em arrependimento e, conseqüentemente, num estado depressivo diante da realidade nua e crua na qual você jamais vai poder voltar atrás, voltar no tempo.
Arrepender-se é se mutilar emocionalmente, é cavar a cova da própria alma: não existe serventia alguma para quem se arrepende nem para quem lhe cerca. O arrependimento é uma forma inútil e infame de matar-se lentamente.
Compreenda-se, admita que você é imperfeito, que nem sempre foi sapiente, mas que, quando agiu, agia na crença de estar fazendo o que era justo e correto, mas, assimile o fato de que, por mais que você tenha consciência, no momento presente, de que podia ter agido de forma diversa e “melhor” não existe como voltar atrás. Isso jamais será possível.
Logo, apenas a racionalidade pode lhe ajudar. Perdoar-se sim, compreender-se também, mas sem arrependimento, afinal, ele não leva a nada e, por mais que você queira e pense que seria bom fazer tudo diferente, isso é impossível. Então se perdoe e não se martirize, não vai adiantar nada mesmo.

Cláudia de Marchi
Passo Fundo, 14 de dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.