Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Mentirosos

Mentirosos


Você começa a ter certeza de que o mundo esta realmente “torto” quando se depara fingindo que acredita nas mentiras que lhe contam. Claro, você esta patrocinando a lorota, mas isso é menos inconveniente do que viver desmentindo os mentirosos: eles são muitos!
A verdade é sempre mais prática do que a mentira, ela poupa trabalho e criatividade vã. Para a verdade existe apenas uma versão imutável, para a mentira existem milhares, todas “mutantes”.
O mentiroso menospreza a inteligência alheia, enquanto o outro lhe desvaloriza a ponto de “fazer de conta” que crê no que ouve, pelo simples fato de achar que não vale a pena falar o que pensa para um ser humano sem “credibilidade”.
Aliás, quanto mais costumeiras e tolas são as mentiras, menor a credibilidade do mentiroso. Mentir para não magoar? Ora, por favor, isso não existe. Por trás de cada lorota, justificada ou não, há sempre um som sutil que diz “idiota” para quem esta ouvindo. Logo, para não ferir ninguém a verdade é sempre a solução.
Por outro lado, por trás de cada concordância com o que, sabe-se, é inverídico, existe um som que diz “mau caráter”. O mentiroso subestima seu interlocutor, que, por sua vez, não lhe estima em nada. Quem mente sempre perde.
Cláudia de Marchi
Passo Fundo, 1º de dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.