Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

domingo, 18 de dezembro de 2011

Realismo, contentamento e felicidade.

Realismo, contentamento e felicidade


O realismo é a principal via de acesso ao contentamento que, por sua vez, leva à felicidade. Compreender que é impossível ter tudo o que se pode sonhar é essencial para o homem viver bem e em paz consigo mesmo.
Não conheço nenhuma pessoa que tenha o corpo esplêndido, o rosto lindo, o cabelo perfeito, a conta bancária farta, a mente equilibrada, o espírito evoluído, o marido lindo, carinhoso, bem sucedido, inteligente e fiel, nem a família bem estruturada e quase perfeita dos comerciais de margarina. Retifico: não conheço ninguém que tenha tudo isso ao mesmo tempo.
Logo, creio que inexista no mundo um ser humano que tenha tudo o que sonhou, até mesmo porque, o descontentamento é o que impulsiona a maioria das pessoas. Ainda que elas conquistem 100% de suas metas, criarão outras para terem que “correr atrás” e, assim, sentirem-se vivas, sentirem-se bem.
Não à toa poucas pessoas são felizes com a vida que possuem. A maioria mais sonha do que vive, mais espera do que constrói, mais deseja do que realiza, mais lamenta do que aceita e, mesmo tendo mais motivos para agradecer à vida, faz de seus momentos íntimos orações, nas quais pede ao seu Deus mais do que possui.
A felicidade requer uma dose de conformismo e de aceitação. É feliz o homem que aceita suas limitações e o fato da vida não permitir-lhe ter tudo o que sua mente pode desejar. É, pois, feliz o sujeito contente e realista, os demais passam a vida procurando algo que, não raras vezes, nunca irão encontrar. Correm atrás da felicidade como um felino em busca do próprio rabo. Isso seria trágico, se não fosse cômico.
Cláudia de Marchi
Passo Fundo, 18 de dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.