Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sábado, 24 de dezembro de 2011

Seu perdão

Seu perdão

Você começa a valorizar a palavra perdão e seu significado quando precisa obtê-lo. Quando a sua consciência pesa, quando você reconhece seus erros e se arrepende de ter lhes cometido.
Quando você precisa perdoar não existe pressa, nem agonia. Você se “dá” tempo e acha mil justificativas para a vileza do outro, para manter-se inerte e ignorá-lo. O outro fez por “merecer” o seu desdém, a sua indiferença, logo, não há porque ser “tão” indulgente.
Isso é o que você pensa quando alguém lhe magoou e lhe pede perdão. Tudo muda, porém, quando você erra, quando você magoa e pede desculpas pela sua mancada. Quando é você quem precisa ser perdoado, você reza para que o outro seja indulgente com seus defeitos e atos “atrapalhados”.
Não existe nenhum ser humano no mundo que seja imune a necessidade de obter perdão, logo, todos deveriam saber perdoar e compreender mais do que criticar. Se a confiança se abala, se depois de maculada não volta a ser a mesma, isso depende de cada pessoa.
Perdoar é uma coisa, voltar a confiar é outra bem diferente. A sua confiança poucas pessoas merecem, de seu perdão todos são merecedores, ao menos que você não queira ser perdoado nunca, ao menos que você seja “perfeito”, mas, sinto informar, a pessoa mais perfeita que o planeta já teve morreu apregoando o perdão e o amor, pelas mãos de algozes ignorantes que não sabiam o significado desta palavra.

Cláudia de Marchi

Passo Fundo, 24 de dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.