Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Silêncio

Silêncio


Sabem aquela frase cristã famosa: “Não faça para aos outros o que não deseja que eles lhe façam”?! Pois é, o termo “cristão” não a antecede em vão. Se todos seguissem tal preceito o mundo seria melhor.
Não diga a outrem o que você não gostaria de ouvir, não faça o que não quer que lhe façam, ou seja, não se intrometa na vida alheia, não traia, não minta, não fale sem pensar, não magoe, não humilhe, não pise.
Se você não tem nada de bom para falar ou fazer, fique quieto, não faça nada. O que é apenas pensado não tem efeitos diretos, não magoa, o que é dito sim. Acredite: o silêncio quase sempre vale à pena. Ele pode ser sagrado!
Se o que você pensa pode agradar, pode enternecer, pode ajudar e animar, fale, se não, se cale. Você não precisa ser sincero quanto ao que pensa se ninguém quer saber a sua idéia sobre determinado assunto, logo, calar-se é um sinal de maturidade, de respeito ao outro ser humano.
Se lhe perguntarem, seja sincero, seja franco, se você pensa algo que, se dito, pode magoar, pense mil vezes antes de falar e prefira o silêncio se ninguém lhe indagar. Você não costuma se arrepender do que pensa se você não conta para ninguém.
Diferencie grosseria de sinceridade, falsidade de educação, idiotice de brincadeira. Cresça e valorize o silêncio, afinal, a palavra falada não volta atrás. O silêncio magoa menos, não faz inimigos e nem prova aos outros que você é estúpido.
Cláudia de Marchi
Passo Fundo, 30 de dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.