Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Perdoe-se

Perdoe-se

Você não precisa apenas ser indulgente e perdoar aos outros para ser feliz, para ter paz, é preciso, sobretudo, se compreender, se perdoar, entender porque, outrora, você agiu desta ou daquela forma. Para isso é preciso tempo e reflexão.
Nada muda se você não pensar a respeito, se não fizer mea culpa, mas, também, certa racionalização de seus atos. Não, não! Não falo da racionalização dos psicopatas que usam tal mecanismo de defesa do ego para justificarem atos atrozes.
Não acho que você deva se sentir vitima do mundo e dos atos alheios para, apenas assim conseguir justificar para si mesmo o seu agir. Refiro-me a uma auto-análise bem medida, equilibrada, sem excessiva rigidez, mas sem demasiada mansuetude.
Analise seus atos, veja que no passado você não era quem é no momento presente, não sabia o que aprendeu com suas experiências e sofrimento, você errou? Talvez, mas foi tentando fazer o seu melhor, foi em prol de algum ideal, de alguma idéia que, você achava serem corretos, justos e certos, do contrário não teria agido.
Se você consegue perdoar aos outros é imprescindível que perdoe a si próprio e, ciente de que nunca foi perfeito, compreenda as razões que teve no passado para agir como agiu. Você não precisa ter orgulho de si mesmo e de seus atos do ontem, mas precisa entender, apenas, que quando agiu você tinha orgulho de pensar como pensava. Se hoje você pensa e age de forma diversa ou “melhor” é porque você aprendeu com seus erros. Agradeça o que você “é”, ao que você “foi”, por menos bonito que “isso” lhe pareça.
Cláudia de Marchi
Passo Fundo, 14 de dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.