Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

terça-feira, 21 de junho de 2011

As lágrimas

As lágrimas

As lágrimas lavam nossa alma...
Chorar não é feio, não é motivo de vergonha. Choramos quando sentimos dor, muita dor física ou certa dor emocional com a qual não sabemos lidar.
Choramos porque, por mais que tentemos parecer fortes e insusceptíveis de abalos emocionais, nossa alma é frágil, nossos sentimentos são profundos. Doem na alma e as lágrimas escorrem pelo rosto.
Como a maioria dos fatos que envolvem emoções, mistificamos o choro: não devem os homens apiedarem-se das mulheres quando choram.Elas choram para lavar a tristeza, para retirar a máscara da ilusão e vestir a farda do aprendizado.
Não devemos impedir o choro da criança contrariada, ela tem o anseio inerente de ser satisfeita e quando não é chora. Se fizermos seus gostos formaremos um adulto fraco que não saberá lidar com as adversidades da vida.
Muitos homens e muitas mulheres voltarão atrás em resoluções por causa das lágrimas do outrora amado. Deixem-o chorar, as lágrimas trarão para eles um pouco de limpeza espiritual. Se sentires pena e voltares atrás estarão criando motivos para que formem um oceano de lágrimas futuramente, porque, no futuro a dor do término será maior.
Não me compadeço com lagrimas, é humano é natural chorar. O ser humano sente ânsia de chorar quando contrariado, o que não devemos é tentar impedir que chorem fazendo-lhes a vontade.
Deixemos chorar e compreendamos. Alguns possuem outras mágoas além das que alegam justificar o choro, portanto chorarão com mais facilidade. Choramos por mágoa, por raiva, por ódio, por medo,por tristeza. Enfim por qualquer emoção. Não choramos por amor ou por alegria, quando justificamos isso estamos chorando porque emocionados, por alguma lembrança boa e pela amargura melancólica que toda lembrança trás, afinal o que é lembrado não volta, assim omo as oportunidades perdidas que irão assombrar a casa de nossa memória.
Choramos assistindo a um filme porque estamos carentes e porque a história nos envolve, nos faz sentirmos identificados, nos emociona. Homens choram. E devem chorar, são humanos. Lembro-me de Jorge Amado que criou uma personagem com a qual eu sonhava ser, chamava-se "Tereza Batista", filha de todos os Orixás. Quem entende um pouco da cultura baiana se emociona com o romance e com os fatos da trama, ela dizia que "guerreira não chora".Tereza não chorava.Eu jamais serei como Tereza.
Ainda que guerreira as lágrimas “devem” surgir no silêncio para lavar a alma, para levar a amargura, o medo, e o sentimento de não ser suficientemente forte perante a vida, para o mar salgado do orgulho. Quando choramos nos desprendemos por um momento do orgulho. Chorar é nobre, é saudável, é necessário.É demasiadamente humano!

Cláudia de Marchi

Passo Fundo, 12 de abril de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.