Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

domingo, 5 de junho de 2011

Limite

Limite


Eu acredito nos limites. Limite é a palavra mais justa e adequada para que o ser humano não se perca em sua ganância, vaidade, orgulho, pretensões e ilusões. O limite é e sempre foi o antídoto para todos os vícios, para todas as drogas.
O problema é que poucas pessoas possuem limites nos mais variados aspectos de suas vidas. O cidadão pacato e honesto se apaixona e age como um insano perseguidor, a jovem bonita passa 3 horas na academia e não faz sexo com o namorado, o casal transa maravilhosamente bem e não dialoga, não encara a relação com seriedade.
Enfim, para tudo na vida humana é preciso limite porque ele significa equilíbrio, racionalidade e inteligência. Não é legal ser alcoólatra, mas também não é agradável ser abstêmio implicante, não é legal fumar, mas reclamar do cheiro com amigos é irritante, não é legal trabalhar demais e esquecer-se da família, mas viver para a família e não ter dinheiro para presentear a esposa no aniversário é vagabundagem. Os exemplos são vários, praticamente infinitos.
É preciso sopesar valores, dosar instintos, vontades. A imperfeição faz parte do homem, mas não é por isso que ele precisa estagnar, deixar de querer evoluir. É impossível ter tudo o que se quer ao mesmo tempo, mas é bem mais fácil ser contente quando se encontra um limite para poder fazer o máximo de coisas que se deseja sem ferir a ninguém e nem a si mesmo.


Cláudia de Marchi
Passo Fundo, 06 de junho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.