Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

quinta-feira, 9 de junho de 2011

A inveja

A inveja

Se o diabo existe ele se disfarçou em forma de sentimento para infernizar os mortais. O sentimento se chama inveja, odiosa e fatal desde os primórdios da humanidade, é ela que provoca desgraças, discórdias, inimizades e a solidão dos invejados.
Jesus era invejado pela sabedoria que possuía e por isso foi açoitado, desdenhado, crucificado. O povo “mandou” Pilatos libertar Barrabás, acusado de roubo e homicídio, para matar o profeta. Caim invejava o irmão, Abel. A tragédia de Othello, personagem de Shakespeare, gira em torno de tal sentimento e da traição, filha da inveja, que também é a mãe da falsidade, da ganância exacerbada, da raiva e do ódio.
Algumas pessoas não suportam o talento, a beleza, a desenvoltura, a benevolência, o coração puro e a ingenuidade dos outros. Eles querem para si as virtudes do outro, mas como isso lhes parece impossível, emanam pensamentos negativos, coléricos ou traem sua confiança, inventam boatos, difamando, humilhando pelas costas.
O invejoso não é contente com o que é e com o que possui e, sem ter bondade na alma, não vê nos outros virtudes exemplares, ele simplesmente deseja que o objeto de sua inveja deixe de existir, porque apenas assim terá um breve “lapso” de contentamento. Até encontrar a próxima vitima.
A inveja é afilhada do complexo de inferioridade que possuem aquelas pessoas que não aceitam as diferenças, que não suportam ver no outro virtudes que possam não possuir, olvidando que todos os seres são imperfeitos e que elas podem ter virtudes que o invejado não tem.
Sem duvida a inveja é diabólica e representa tudo o que é ruim neste mundo. Ninguém mata por vaidade, por orgulho, por avareza, mas por inveja sim, por desejar que o outro não tenha o que possui ou não seja como é. A inveja é e sempre será o maior mal da humanidade.


Cláudia de Marchi


Passo Fundo, 10 de junho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.