Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

domingo, 19 de junho de 2011

Pense, pense e pense mais um pouco se for possível.

Pense, pense e pense mais um pouco se for possível.



Nunca pense que seu pensamento pode agradar à todos. De uma forma ou outra suas idéias irão colidir com a daqueles que você julga “importantes” e relevantes em sua vida. Quer uma idéia “aconselhadora”? Não ouse deixar seus pensamentos e ideais de lado em prol das pessoas que você ama. O amor implica em respeito e o respeito permite a manifestação de pensamentos, desde que, sejam pacíficos, racionais e coerentes.
O amor, portanto, tem dois princípios básicos: o da confiança, quase cega naqueles por quem seu coração bate mais forte, por quem seus instintos afloram e sua intuição “palpita” positivamente e um outro, não menos nobre e divino, o principio do respeito: cada um pensa o quer, como e porque deseja, logo não cabe a ninguém tripudiar das metas, dos sonhos e nem mesmo das frustrações alheias.
O amor enquanto sinônimo de respeito significa resignação, complacência, paciência, aceitação e, frise-se bem: não significa “concordância” plena ou “escravidão moral” com tudo o que o outro diz ou pensa, fosse a vida de tal forma, a palavra “respeito” não existiria e nem careceria existir.
Quem concorda com todos, inclusive com quem ama, apenas “por concordar” é infeliz, covarde e frustrado. Aceitar a opinião alheia para evitar fortes colisões de idéias e, quiçá, de opiniões, significa perda total da fé, do amor à Cristo e a si mesmo. Dar a sua opinião é sábio, mas brigar para que ela prevaleça é burrice. Calar-se em todos os momentos e nunca manifestar opiniões "diverergentes" é um “grande” atributo dos fracos, daqueles que não evoluem e nem sequer ajudam os outros a se aprimorarem espiritualmente.
Não querer discutir, silenciar ao invés de abrir a boca para discordar de quem ama, não significa personalidade fraca ou frágil, muito pelo contrário, é preciso ser forte, ter brio e coragem para respeitar ao invés de digladiar com alguém quando isso é desnecessário e, desta forma, continuar querendo ganhar e ter razão, você perde a sua, perde a razoabilidade, além da beleza e da bondade que possam inquinar seus pensamentos.
Cale-se e ganha muito. Cale-se e ganha a paz. Cale-se e ganhe a sabedoria. Cale-se e ganhe a razão, que irás perder ao discutir. Respeite as diferenças. Não existem idéias ou pensamentos maus ou ruins, cale-se e coloque o silêncio e as diferenças humanas na berlinda, seja racional, afetivo e esqueça-se de querer ser conveniente e bom com todos. Jesus Cristo foi, e terminou assassinado, cruelmente crucificado. Descubra a graça e a luz de ser você mesmo sem precisar se fantasiar de “capacho” para ser pisado.
Dê suas idéias educada e respeitosamente, com toda a certeza, são elas que podem mudar a energia de qualquer local e educação de seus freqüentadores. É preferível calar-se a brigar com quem lhe “chama” para a baixeza das agressões verbais e físicas.
Ademais, se gritar ajudasse a vencer batalhas não seriam necessárias a coragem, a fé, a força, a determinação e a esperança. Tente ser justo e correto com as pessoas, não lhes fazendo o que não gostaria que lhe fizessem, Tudo na vida parte deste princípio cristão que, se fosse seguido, o mundo não estaria caótico como, infelizmente esta, como realmente é.
Cláudia de Marchi
Passo Fundo, 20 de junho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.