Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Casca grossa

Casca grossa 

Acho que a vida e as decepções que a gente toma nos tornam pessoas mais fortes. A nossa “casca” engrossa e descobrimos que, quanto mais nos abaixamos, mais pessoas tentarão nos pisar. Diante de inúmeras situações em que, outrora, quedaríamos inertes, com o tempo, passamos a nos defender melhor, ainda que seja através do ataque. 
 O ataque, ao contrário do que dizem, não é a melhor defesa, mas, com certeza, é muito superior a inércia. A melhor defesa é a inteligência e a paciência para que o tempo mostre quem é quem, para que as máscaras caiam e tudo se ajeite. 
Ademais, quanto mais maduro você fica passa a se conhecer melhor, em todos os aspectos e, em conseqüência disso, valoriza-se mais, logo, não raras vezes, em certas situações, não é por ou pelo dinheiro, por exemplo, que você briga, nem pela opinião sobre este ou aquele assunto, você se manifesta, isto sim, porque se sente desrespeitado. 
Logo, para que o outro respeite e valorize o que você é e a sua capacidade intelectual, você argumenta e age, não fica quieto no seu lugar, sentindo-se mal por nada falar. Enfim, com a maturidade você se torna bom e não “bonzinho”, logo, você quer ser respeitado e não “usado”. E quer deixar isso bem claro para quem interessar possa. 
Portanto, na impossibilidade de contar com o decurso do tempo é a força das suas palavras e atitudes que lhe protegem de muitos males, dentre os quais, é claro, a malícia e o menosprezo de algumas pessoas. 
Na realidade, o tempo lhe torna mais esperto. Você percebe mais rápido quando as pessoas estão agindo com más intenções ou quando querem se aproveitar de sua boa vontade, então você reage e, assim, conquista o respeito delas. 
Claro, você sabe que também conquista a inimizade de algumas pessoas, mas a esta altura da vida você também já sabe que é melhor ter o respeito de poucos e bons indivíduos do que a simpatia de muitos que lhe menosprezam. 
Cláudia de Marchi 
Passo Fundo, 15 de abril de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.