Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

terça-feira, 16 de abril de 2013

Entendeu?

Entendeu? 

O fato de eu escrever sobre comportamento, de falar sobre o agir das pessoas, não raras vezes, me coloca em maus lençóis. E, para falar disso, terei que, logicamente, opinar (logo, alguém vai “macular-se” com minhas palavras). 
Nós, seres humanos, não sei por qual motivo, tendemos a nos colocar no centro do que as pessoas que nos importam ou cercam pensam. Não é voluntário e isso não significa que você seja um idiota narcisista. 
 Explico: as pessoas com as quais você se relaciona, seja no trabalho, na academia, em família, em algum clube, terminam tendo alguma importância para você. Grande ou pequena, depende, é claro, das afinidades e do carinho que existirão entre vocês. 
Logo, as opiniões de algumas pessoas passam a ter relevância para você e, quando elas fazem alguma critica negativa a algo ou a alguma forma de proceder, dependendo de seu estado emocional e de consciência, você se identifica com aquilo. E se ofende ou se lisonjeia. No primeiro caso, toma como uma “indireta”, no segundo, como um discreto elogio. Não raras vezes não é nem um, nem outro! 
Enfim, quem passa a ler meu blog ou meu perfil em redes sociais passa a se sentir bem ou se ofende com o que lê, independente do fato de eu ter escrito algo baseado no que vi no supermercado, com base em algo que uma conhecida me conta, com base do que passei numa viagem, com base em meu próprio jeito errante de agir, em inúmeros casos! 
Quem quer, encontra em minhas palavras pedras jogadas contra elas. Ocorre que, raramente são. Eu escrevo para me aliviar, escrevo porque gosto e, infelizmente, sobre a ofensa gerada pelas minhas palavras, só me resta usar uma frase, que acredito ser do Enéas: “Eu só sou responsável pelo que eu falo, não pelo o que você entende”. Entendeu? 
Cláudia de Marchi 
Passo Fundo, 16 de abril de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.