Incentive!
Por maior que seja a sua técnica, o seu estudo, o
seu conhecimento, seja, antes de tudo, humano. Toque uma alma, tenha empatia,
goste das pessoas, ouça-as, aprenda com elas! Acredite: elas sempre nos ensinam
algo. Dê ouvidos aos seus questionamentos, inclusive como professor.
Não cale um aluno, porque você acha a sua pergunta
inoportuna. Uma vez calado, o aluno se torna um ouvinte eterno, um ser
temeroso, com medo de passar vergonha em frente aos colegas, com medo de ser
castrado com “cortes” ofensivos e, só ouvindo, sem interagir, ele nunca terá
suas duvidas oportunas saciadas, porque foi “podado” de imediato.
Incentive a curiosidade, a pesquisa em fontes confiáveis,
o estudo! A curiosidade! Eu já falei em curiosidade? Pois eu falo novamente! A
chave para o crescimento intelectual é a curiosidade, não castre seus pupilos,
incentive-os, saiba quando superar questionamentos, mas não seja grosseiro,
esclareça depois.
Seja humano, seja afável, seja acessível! Dê-lhes
um exemplo válido do que ser, não do que não ser! Quem educa muda vidas,
influencia vidas e, se você não está preparado para ouvir e compreender o
outro, porque menospreza a sua história de vida ou o seu jeito de viver, então
você deve lidar com plantas, não com pessoas ou com animais, porque os bichos
precisam de empatia e interação para aprenderem e se sentirem bem.
Já de planta, confesso, eu não entendo nada,
desconfio, porém que qualquer ser humano com a habilidade sócio emocional de
uma, consegue se relacionar bem com uma samambaia, no mínimo! Desde que a planta lhe pertença, porque se for
de outro, o "caldo" entorna de novo.
Incentive o pensamento, o questionamento, a
leitura! Seja sociável e valha-se disso para influenciar positivamente aos seus
pupilos e a todos que lhe tem como exemplo de algo bom. Professores podem não ser
bem remunerados como mereciam, mas isso não afasta de seu oficio a nobreza a
ele inerente: a de influenciar mentes e, quem sabe, aprimorá-las pelas vias do
conhecimento! É a esperança!
Cláudia de Marchi
Sorriso/MT, 17 de agosto de 2015.
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