Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Bons?

Bons?

Qual será o limite da bondade dos bons? Qual será o limite da maldade dos bons? Partindo do pressuposto de que todo ser humano é bom, mas possui características ruins em seu ser, vejamos: o cidadão tenta corromper policial em blitz ou com dinheiro, ou a mulher com seu charme, chega época de declaração de imposto de renda a maioria sonega.
Lei seca? “É para os outros, a gente bebe, dirige e não faz nada errado”. Sim, aham! Baixar música da internet. Ah, claro que pode, você não quer o álbum inteiro, só uma música em especial!! E filmes e dvds? Os originais são caros demais, então a gente compra os piratas. Tem quem compre produto mais barato ciente de sua origem ilícita, inclusive.
O ser humano, e não olvidemos de nossas raízes históricas brasileiras como bem asseverou Sergio Buarque de Holanda em “Raízes do Brasil”, tem em si a gana por lucro sem muito esforço, a gana pelo funcionalismo público, tem aquele “jeitinho” que deixa as coisas para a ultima hora e, não conseguindo vencê-las, “inventa”, “remenda”.
Se os impostos são caros? Sim, mas não nos daremos o trabalho de questionar, de se organizar e fazer algo para mudar (céus, isso cansa!), vamos dar um jeito de não pagá-los. E este é o nosso “protesto”. Só se fala em politica em época de eleição, no resto do ano nós “odiamos politica”.
Será que as pessoas em geral, tem tanta moral para as criticas a corrupção que tanto fazem? Será que, no lugar de quem emerge ao poder, seriam tão diferentes? Será que nós não olhamos demais para fora e pouco para nós mesmos, para nossos atos e para a nossa própria vileza?
Que tal analisarmos a nossa própria moralidade, que tal protestarmos de forma coerente, justa e licita? Quando isso ocorrer, além de admirada eu irei ter mais fé na mudança do País, porque enquanto o jogar “pedra na Geni” for regra e o analisar o meu “eu santificado” for exceção, sinceramente, vai ser tudo meio igual no mundo dos desprivilegiados econômica e socialmente.


Cláudia de Marchi

Sorriso/MT, 29 de outubro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.