Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Fácil de entrar, difícil de sair.

Fácil de entrar, difícil de sair.

Há algum tempo e na maioria das instituições de ensino superior o vestibular para Direito era concorridíssimo. Todavia, veio o MEC liberando o surgimento de inúmeras instituições particulares em todo e qualquer canto do Brasil o que, por um lado, facilitou o acesso do povo ao ensino superior, por outro minou as pessoas da certeza de que podem entrar numa faculdade que, desde sempre, forma pessoas que se sentem num “status” superior, sem muitos pré-requisitos intelectuais e, principalmente, de boa vontade e empenho.
Tem quem diga que o FIES e demais formas de bolsa geraram isso, eu acho que não. Esses programas facilitam o acesso financeiramente, eu me refiro àquilo que facilita o acesso intelectualmente, permitindo que pessoas sem vontade de estudar muito entrem no curso.
Enfim, não raras vezes quem não tem uma ambição direcionada para algo acaba fazendo Direito, porque dá mais status do que Administração ou outros cursos e é igualmente fácil de entrar. Acontece, meu caro, que fazer Direito para se tornar bom na área, requer dedicação, requer estudo, constante atualização e destemor.
Destemor em relação a ir bem numa área em detrimento da outra, por exemplo. Vontade de persistir, por se saber aonde se deseja chegar, independente de uma ou outra nota ruim. Atualmente, as pessoas precisam saber que o acesso ao ensino está facilitado, mas que a conclusão do curso não é tão fácil assim. Não tem choro, não tem reclamações.
Você adentra para um mundo que, desde a graduação, lhe mostra quão cruel pode ser. Aqui, (na Faculdade de Direito), ou você é guerreiro ou é o massacrado. Massacrado pela própria inabilidade, receios e ausência de empenho. Logo, meus caros, se você não aguenta a faculdade de Direito faça outro curso. Simples assim.
Agora, não menospreze o mundo jurídico, porque você adentrou na faculdade sem ter estudado muito. Para ser bom, em qualquer área jurídica, além de ética e seriedade você precisa se esforçar muito, estudar sempre. Logo, se você não gosta de estudar, ler livros, códigos, decisões de tribunais e etc., mude de curso, existem outros, com certeza, que lhe exigirão mais.
Universidade não é ensino médio e, como tal, deve ser encarada e respeitada, por mais facilidades de ingresso que você encontre, entrar é fácil, concluir com méritos é difícil, deixar de ser bacharel, também é um desafio, portanto, sem empenho, estudo e dedicação você não sai dos bancos acadêmicos, tampouco da condição de bacharel em Direito.
E, frise-se, sem persistência nada se consegue, afinal, um dia uma nota boa, numa matéria e noutro dia um desapontamento consigo mesmo e é assim o Direito: inúmeros ramos, inúmeras possibilidades, alguns êxitos e algumas frustrações, portando, ciente do que quer, persista.

Cláudia de Marchi

Sorriso/MT, 10 de outubro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.