Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

“Homem, homem”.

“Homem, homem”.

Por um mundo onde as pessoas pensem antes de agir e sintam vergonha de tomar as decisões que tomam e não apenas após serem "descobertas". Que as pessoas tenham caráter e não finjam que tem, que são boas, honestas, fiéis e sinceras.
Essa coisa de só sentir-se mal e envergonhado quando os outros ficam sabendo de seus atos pérfidos só indicia uma coisa: falsidade. Se você é um quando está sozinho e outro perante a sociedade, se você divide a sua vida entre o que faz quando ninguém olha e o que faz quando é observado, então você é falso.
Se você sabe que terá vergonha de encarar uma pessoa em virtude de seus atos e decisões: não as tome, não aja, do contrário você só vai ser mais um ser humano ridículo e hipócrita, destes que se encontram em número avantajado em cada esquina do mundo. Um tipo lamentavelmente comum e idiota.
Creio que, se você é capaz de sentir vergonha póstuma, é porque sabe o que é certo e o que é errado, sabe distinguir o justo do injusto, logo, por que agir mal então? Por que você não é bom, nem honesto, nem fiel, nem sincero, só finge ser? Pois é, estou acreditando que sim.
Então você foge. Se cometeu um crime se esquiva da policia, se traiu a confiança de alguém, se esquiva do seu olhar, da sua presença, porque é um covarde. Tem coragem pra errar, mas não tem coragem para assumir o erro. Ai que dó!
Você sabe o que faz de um “homem, homem”? Acredite, não é o instrumento que carrega entre as partes e do qual você tanto se orgulha (ou se envergonha, vai saber!). É a coragem, é a postura, é a capacidade de dizer “sim quando é sim” e “não quando é não”.
É o brio de assumir o que faz, de olhar nos olhos, de dizer a verdade, de explicar sem dar desculpas, de ser franco, ainda que resvale na educação. É, enfim, assumir qualquer risco, mas sem fugir da raia, sem fazer de conta, sem se esconder, sem se omitir. E, vou lhe contar, é difícil de encontrar um “homem, homem” hoje em dia. E tem muita mulher mais homem, do que os homens. Só Jesus na causa!

Cláudia de Marchi

Sorriso/MT, 10 de outubro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.