Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Diálogo.

Diálogo.

Não existe nada nesse mundo mais útil para dirimir divergências do que o diálogo. Conversando tudo se esclarece, conversando se desvelam verdades, se solucionam mal entendidos e vários outros problemas que não existiriam se nós, seres humanos, não tivéssemos "boca". Estranho, não? O antídoto vem de onde se extrai o veneno.
Triste realidade. Encontramos a solução de problemas no diálogo e também causamos problemas para nós mesmos através dele, ou da interpretação que é dada ao que dizemos. Ser racional, lógico e afetivo em nossas conclusões é, pois, sumamente necessário para que vivamos em paz conosco e com os outros.
Ora, quando que o que falamos causa problemas? Simples! Por causa da interpretação que terceiros dão ao que você falou! Infelizmente, cada pessoa interpreta uma coisa da forma que lhe aprouve. E é aí que reside o perigo.
O que uma pessoa ouviu como sendo flor, a outra ouve “dor”. Se estou dizendo que não devemos sair abrindo a boca e falando mundo a fora? Não, nem tanto o céu, nem tanto a terra.
Fato é que devemos pensar antes de falar, vez que a maturidade nos ensina que outras pessoas podem dar interpretação negativa às nossas colocações de forma a virem nos prejudicar posteriormente.
Nesse âmbito de diálogo humano, a mentira e a verdade são separadas por uma linha tênue. Logo, quando a sua verdade for interpretada de forma “mentirosa”, sabe a você, valendo-se do diálogo, remediar a sujeira feita, afinal, dita na china a palavra “besta”, chega ao Brasil como “bosta”. E não precisa ser tanta a distancia assim. Infelizmente! Logo, só o dialogo sincero e aberto, esclarece a quem interessar possa, que se tratou de uma afirmativa e não outra.
Cláudia de Marchi

Sorriso/MT, 10 de outubro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.