Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Reclamações

Reclamações


A gente vê a comicidade da vida quando verificamos as diferenças entre as pessoas, sua forma de pensar e a maneira contraditória com que apregoam seus pensamentos na crença vã de que são mais dignas e sábias do que as outras.
Não adianta negar ou fugir da realidade: o que você “alega” é sempre “suspeito”, ou seja, é sempre parcial. Por trás de cada argumento reside um pensamento com base nos seus ideais, valores, educação, agruras e realizações.
De regra os indivíduos não gostam de ser contrariados, pelo fato, (óbvio) de que, mesmo que neguem, seus pensamentos são o reflexo de toda a sua existência e ninguém se acha, realmente, pior do que os outros, muito mais fácil e comum, é se achar mais nobre e virtuoso.
Então meu caro, é impossível viver sem reclamar do que lhe contraria, do que lhe fere, do que é o oposto de sua forma de pensar. Entenda-se o termo “reclamar” como o ato de dizer o que você pensa quando vai de encontro ao pensamento alheio.
Você alega que as pessoas não devem reclamar do que não gostam, que o mundo é lindo e “cor de rosa”, então as pessoas devem ser otimistas e quedarem-se silentes em relação ao que pensam, afinal, você crê que é “feio” o ato de “reclamar”? Pois, então: você esta reclamando de quem reclama, ou porque você não gosta de ser contrariado ou, simplesmente, porque a forma de pensar do outro macula seus princípios e pensamentos! É impossível viver, ser razoavelmente inteligente e nunca reclamar de nada.
Conviver é transigir, é opinar, é aceitar que o outro opine, é reclamar e aceitar que o outro reclame. Ninguém pensa igual a você, não fosse a capacidade humana de reclamar suas idéias ainda existiriam cidadãos escravizados e nosso Estado não conheceria o significado da palavra “democracia”.
Não critique quem critica, quem reflete, quem, mesmo contra a sua opinião ou a de outra maioria, fala o que pensa. Se você tem liberdade de expressão e a usa para criticar quem chama de “reclamões”, eles também têm o direito de reclamar, do contrário você não pode fazer o mesmo em relação a eles. Mas faz, e se sente bem por fazê-lo. Aceite as diferenças e não reclame de “reclamações”, afinal, guardar todos seus pensamentos para si faz mal para a sua saúde.
Cláudia de Marchi
Passo Fundo, 12 de janeiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.