A hierarquia nas empresas
O funcionamento de praticamente tudo carece de uma hierarquia, o que não implica em desrespeito entre as pessoas posicionadas de forma hierarquicamente diferente.
A igualdade existe no trato de uma pessoa para com a outra, não na hierarquia. Para uma empresa funcionar é preciso que exista o proprietário, o gerente, o subgerente, o setor financeiro, o setor administrativo, as secretárias e assim por diante.
Qualquer empresa ou escritório devem ser organizados desta forma. Onde se tenta ignorar a existência de hierarquia, instala-se o caos e o desrespeito. É preciso que os funcionários saibam onde eles estão localizados dentro da empresa.
Obviamente isso não implica na existência da sensação de superioridade entre um e outro, que podem e devem se relacionar bem, todavia, brincadeiras demasiadas em que “desihierarquiza-se” a relação entre os colegas tornam-se perigosas e afetam a harmonia no local de trabalho.
Tal ocorre, porque, quando se vê, o funcionário hierarquicamente melhor colocado se obriga a exercer a função do hierarquicamente inferior. Repita-se: eu falo de hierarquia de funções e profissão, não de moral.
Logo, se você quiser que as relações andem bem dentro de sua empresa ou escritório é obrigado a dizer a seus funcionários em qual local da hierarquia eles estão posicionados dentro dele, do contrário, na sua falta, instala-se a desordem e brigas perniciosas para o rendimento do trabalho.
Cláudia de Marchi
Sorriso/MT, 30 de julho de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.