Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Intrometidos

Intrometidos 

Você reconhece a classe e a boa educação de uma pessoa quando ela tem a sutil habilidade de não manifestar a sua opinião quando não solicitada, o que, infelizmente, é raro hoje em dia. 
Não sei se a sociedade foi agraciada com uma “epidemia” de amor próprio, que faz com que as pessoas superestimem seus pontos de vista em detrimento do dos outros ou que está ocorrendo. 
Sei, isto sim, que é demasiado difícil viver sem precisar de uma válvula de escape para amenizar as irritações que passamos todos os dias. Ou é a academia, ou os ouvidos de quem amamos, ou, para os solitários, um terapeuta, ou uma taça de um bom vinho. Nos piores casos, um bom antidepressivo ou  um ansiolítico ajuda, também. 
O convívio com pessoas é naturalmente difícil, eu, ao menos, prefiro muito mais passar meu tempo trancada em casa, com a minha mãe, minhas tias amadas e meus gatos do que com um bando de pessoas estranhas. Fobia social? Talvez, mas com algumas “especificidades”. 
Eu não suporto mesmo é gente mal educada e intrometida, gente recalcada e fofoqueira, não suporto gente falsa, que fala uma coisa na sua frente e outra nas suas costas, tampouco os oportunistas que agem como cobras: enquanto você se distrai, eles lhe dão o bote. 
Da mesma forma, odeio gente bajuladora, que consegue o que quer dentro de uma empresa dizendo o que os superiores querem ouvir e estão sempre atentos para as falhas dos colegas no intuito de puxar-lhes o tapete. 
Gente que dá opinião quando ninguém pede? Tenho asco. Educação e respeito fazem bem para a saúde, para a pele e, já dizia meu pai, para os dentes. Não importa se você acha que suas crenças são melhores que a dos outros, quede-se silente quanto ninguém pede a sua concordância ou a sua opinião. 
Fique quieto quando duas ou mais pessoas conversam sobre algo e não pedem a sua manifestação. Isso significa que eles não querem saber o que você pensa, logo, é sinal de classe e até de certa gentileza, você manter a boca calada, guardando os seus pensamentos para si mesmo. 
Benzadeus! Como gostar do convívio social se a sua paciência é testada todo o tempo? Como preferir os seres humanos aos bichos se aqueles perderam de vez o tão famoso “semancol”? No mínimo, isso é quase impossível! 
O negocio é seguir o conselho da minha tia: deixar as opiniões dos mal educados entrarem num ouvido e saírem por outro, porque, no fundo, eles nem tem argumentos bem embasados para darem seus infelizes palpites. Todavia, isso é difícil, muito difícil. 
 Cláudia de Marchi 
 Sorriso/MT, 25 de julho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.