Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Chega II!

Chega II! 

As pessoas confundem a sua simpatia com tolice, a sua espontaneidade com loucura e a sua franqueza com maldade. Logo, por você ser simpático ou extrovertido acham que podem dizer o que pensam sem pensar antes de fazê-lo. 
Então você resolve ser franco e impor-se e passa por “ruim”. Sim, porque pessoas inexperientes ou, pelo menos, mal educadas e incultas, não sabem que não devem falar tudo o que pensam.  
E, normalmente, são essas pessoas que acham que, porque você sorri bastante e é alegre vai ouvir o que eles falam e ficar quieta, achando tudo ótimo ou remoendo uma revolta vã. 
Então, lhe conto uma coisa sobre mim: isso não ocorre mais comigo. Eu disse “chega” para pessoas mal humoradas, inconvenientes e mal educadas! Não deixo pessoas imaturas, mais jovens do que eu, que acham que o fato de eu sorrir e ser afável lhes dá a liberdade de dizer-me o que bem entender. Não dá e eu não dou. Ponto. 
Eu só ouço o julgamento de pessoas que me analisam profissionalmente ou de quem me conhece profundamente, de quem me ama, mais especificamente, da minha mãe. De quem viveu ao meu lado e sabe tudo que eu já sofri e todos que eu já ajudei nesta vida, de quem sabe o que já enfrentei para estar firme onde estou. 
Morei em cinco cidades ao longo dos anos, conheço várias culturas, várias pessoas, aprendi, cresci e amadureci, não estou neste mundo para ouvir desaforo ou palavrinhas toscas de pessoas que sabem muito pouco da vida e acham que sabem muito. 
Eu já vivi muito, sofri decepções homéricas, mudei de vida várias vezes, estudei horrores, fiz terapia, li de Freud a Chico Xavier, me relacionei com pessoas muito mais cultas do que eu, com pessoas que tem o que falar e sabem sobre o que falam. 
Enfim, não estou com a idade que tenho para ouvir desaforos de pessoas que não sabem se colocar no seu lugar e desconhecem o conceito da palavra respeito: não faça ou fale aos outros o que não quer que eles lhe façam ou falem. Ademais, quem fala o que quer, ouve o que não quer. 
Cláudia de Marchi 
 Sorriso/MT, 25 de julho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.