Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sábado, 26 de julho de 2014

Advocacia séria.

Advocacia séria.

Outro dia uma conhecida, reclamando da imprevisibilidade financeira da advocacia disse: “Azar o meu, quem mandou não gostar de estudar.” Ela se referia que, se gostasse, teria passado num concurso e teria um rendimento fixo e melhor.
Essas afirmações me indignam. Querida, se você não gosta de estudar você vai ser só mais um, vai ser um advogado medíocre. A advocacia exige estudo, pesquisa, leitura constantemente. Se você não gosta de estudar, sei lá, vai trabalhar noutra coisa, vire trabalhadora braçal.
São esses profissionais que dão azo às criticas constantes que a classe de advogados sofre, são os que não se esforçam, os que cobram baratíssimo para fazer um serviço igualmente barato. Sou do tipo perfeccionista e gosto de pessoas assim: o que for que você faça, faça o seu melhor, dê o seu melhor, se entregue, batalhe, procure, busque, seja humilde, peça auxilio, inclusive.
Mas fazer o “meia boca” achando que está abafando, é o fim da picada. Não entre na faculdade de Direito se você não gosta de estudar, de ler, se você é preguiçoso. A advocacia é a “medicina” da vida civil das pessoas, capiche? Você lida com relações, contratos, liberdade, bens, dinheiro, brigas pesarosas que fazem até psicanalista procurar um divã.
 Aliás, é por profissionais incompetentes que a classe que deveria cobrar consultas não cobra, afinal, vigora uma concorrência estúpida construída por quem não valoriza a própria função. A advocacia exercida com seriedade ensina, constrói teses, constrói a base para futuras decisões.
A advocacia medíocre faz com que qualquer concurso para “ficar sentado atrás de uma mesa” pareça atraente, afinal, se matar estudando pra passar em algum concurso é bem mais fácil do que se matar estudando o resto da vida, frente a cada novo caso, a cada nova circunstância, certo? O mundo precisa de advogados estudiosos.
Aliás, de profissionais, de qualquer área, que estudem, que se dediquem, que queiram ser os melhores, porque, sinceramente, querer ser é o primeiro passo pra ser. Faça o seu melhor que o mundo dirá se valeu à pena, nunca esquecendo que é impossível agradar a todos, mas agradando aos inteligentes já está de bom tamanho.

Cláudia de Marchi
Sorriso/MT, 25 de julho de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.