Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Orgulho de ser brasileira? Não, infelizmente.

Orgulho de ser brasileira? Não, infelizmente.

Que pessoa estranha sou eu! As pessoas, em relação à copa, dizem que o sonho terminou, mas que o “orgulho de ser brasileiro não”. Eu devo ser uma pessoa muito problemática ou azeda mesmo, porque, sinceramente, eu desconheço este tipo de orgulho.
Eu já tive orgulho do grande Airton Senna, da seleção nacional quando ganhou de fortes adversários, já tive orgulho das bandas de rock dos anos 80 e algumas dos anos 90, já tive orgulho das paisagens, da beleza de alguns lugares, da inteligência de alguns escritores, do talento de alguns atores. Mas, orgulho de ser brasileira, sei lá, eu acho que nunca senti.
Toda vez que viajo e me deparo com as estradas, tenho vergonha, toda vez que vejo as filas nos hospitais, a cobrança absurda dos planos de saúde e os serviços deficientes que oferecem, também me envergonho. Toda vez que passo por bares quando vou trabalhar e vejo cidadão enchendo a cara, mas que vai receber o bolsa família sem trabalhar também sinto.
Quando vejo o caos na educação, a remuneração parca que pessoas que estudaram uma vida ganham, enquanto apresentadores de televisão faturam milhões, eu também tenho vergonha. Jogadores de futebol, modelos, eles fazem o que para a cultura e educação de nosso povo? Enfeitam a telinha, as capas de revista, dão ensejo a ilusão de que, ao menos, no campo não passaremos demasiada vergonha? É muito, muito dinheiro.
Isso sem contar a impunidade, as leis tragicômicas, a corrupção por todos os lados, os impostos cuja renda aferida evapora. Orgulho de ser brasileira? Desculpe, eu não tenho, mas, sem falsa modéstia, eu tenho orgulho de ser eu: estudar desde sempre, batalhar 9 horas por dia e, ainda assim, ter esperança de que um dia as coisas melhorem.

Cláudia de Marchi
Sorriso/MT, 10 de julho de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.