Gentinha
Sabe a diferença entre “gentinha” e gente fina? Não é a classe social, o dinheiro que tem, o quanto vai herdar, a formação educacional que possui, as joias que usa, o carro que anda, as roupas que compra, a diferença são as atitudes, a decência e a respeitabilidade.
Gentinha abusa da confiança que ganha e desrespeita quem menospreza. Gentinha é aquela pessoa que mente para sair no lucro, que acaba por pegar dinheiro que não lhe pertence, que ignora os bons valores por egoísmo e falta de caráter.
Classe não depende de dinheiro para existir, classe é educação, é saber silenciar, é não fazer intrigas entre quem convive, é ser correto, é ser dedicado, é batalhar pelos seus objetivos sem mentir, sem enganar, sem querer se passar por algo melhor do que se é e pegar o que não lhe pertence.
Gentinha conquista a sua confiança para depois trai-la, faz piada sem graça, debocha de quem não lhe dá liberdade e é maledicente. Dinheiro, beleza, roupas caras e maquiagem de marca, minoram deselegância, mas nunca um caráter ruim.
Conviver ou ter por perto pessoas de baixo nível moral é uma provação sem tamanho para quem não consegue ficar calada diante de injustiças, diante de usurpações, todavia, o que fazer se essa gentinha conquista a confiança de quem lhe cerca? Calar-se, antes que a situação fique feia para quem nada deve, mas, por outro lado, não bajula pessoa alguma.
Cláudia de Marchi
Sorriso/MT, 10 de agosto de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.