Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Não é coisa da sua cabeça

Não é coisa da sua cabeça 

“Quando você estiver caminhando pelas ruas da sua cidade, circulando pelos corredores da empresa onde trabalha, sentando à mesa de um restaurante ou em uma festa de família, experimente observar as pessoas ao seu redor. Você seria capaz de imaginar que uma em cada cinco dessas pessoas está sofrendo, neste momento, ou sofreu, no ultimo ano, de um transtorno mental? E mais? Poderia supor que, ao longo da vida, uma em cada três terá um problema deste tipo? Pois sim.” 
O trecho acima é da obra “Não é coisa da sua cabeça” da jornalista Naiara Magalhães e do administrador de empresas José Alberto de Camargo. A obra desmistifica muitos dos assuntos que envolvem os transtornos mentais mais comuns. 
Comecei a ler recentemente e achei muito útil, em especial porque o livro não tenta, unicamente, através da equipe médica que auxiliou aos autores, definir as doenças psíquicas corriqueiras, mas a tornar os seus “meandros” algo mais simples de ser compreendido. 
Concluo, infelizmente, que conheço inúmeras pessoas com carência de amor próprio e com uma ferrenha mania de perseguição, pessoas que, independente de fazerem mea culpa, ofendem-se com qualquer coisa que, falsamente, imaginam serem dirigidas a elas. 
Egocentrismo? Narcisismo? Psicose? Depressão? Bipolaridade? Não sei e nem quero enquadrar ninguém, até porque não sou médica, mas o que tem de gente problemática vestindo “roupinha” de “sou feliz” não é pouco! 
Eu já tive meus maus momentos, quem me conhece sabe, todavia, ao menos, nunca tentei me fazer de algo melhor ou mais contente do que eu era e, sinceramente, afirmo que a espontaneidade ajuda muito! 
Ruim mesmo é conviver num mundo cheio de gente com problemas e imersa em hipocrisia. Isso é triste, muito triste! Deixo a dica de leitura, que traz dados sobre o número de beneficiários de auxílio-doença por problemas mentais na atualidade, inclusive. Bastante interessante a obra! 
 Cláudia de Marchi 
 Sorriso/MT, 26 de agosto de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.