Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Azedos

Azedos 

Com tanta paisagem bonita, dia nascendo ensolarado e pedindo um sorriso, dia nascendo friozinho, pedindo aconchego, agasalho e um vinhozinho, pedindo um leite quentinho e um pão, ainda tem gente que acorda de mau humor! 
Acorda de mau humor mesmo tendo comida em casa, dinheiro no bolso, uma cama gostosa para dormir, um cobertor para se aquecer, roupas para usar e um emprego para trabalhar! 
Eu não consigo entender as pessoas azedas e mal-humoradas, de cara amarrada, que reclamam demais, que agradecem de menos, que não perdoam aos outros e que fecham a cara para quem não lhes fez nada ou sequer agiu com más intenções. 
Não suporto gente amarga, azeda e de humor ruim! Gosto de alto astral, de quem vê motivo para sorrir nas pequenas coisas, de quem não precisa de alguém lhes puxando o saco para ser simpático e condescendente. 
Gosto de gente bem resolvida, de gente animada e que encontra, ainda que na gratidão ao que Deus já lhe deu, motivos para sorrir, para ser feliz e tirar o traseiro da própria face! (Em “um” português melhor “rebuscado”). 
Gosto de quem tem controle sobre a própria personalidade e sabedoria para direcionar o seu azedume à pessoa que o causa, enfim, não gosto de gente que chega à academia sendo grosso com o instrutor, porque se incomodou com o patrão no trabalho. 
Tampouco acho justo o marido que chega a sua casa de cara amarrada com a esposa e com os filhos, porque alguém cortou a frente de seu carro, porque o chefe lhe cobra muito, porque a secretária é preguiçosa, porque esta com fome ou qualquer causa assemelhada. 
Você pode ficar zangado, ficar desapontado, magoado e, inclusive, mal-humorado, o que não lhe dá o direito de ser estúpido. Tranque-se no quarto, corra pelas ruas, erga peso na academia, faça abdominais, enfim nada lhe dá “salvo conduto” para magoar alguém, porque você esta ressentido com algo. 
Se a mulher não quis transar a noite, se o marido não lhe chamou de “meu amor”, se o filho chorou, se as crianças incomodaram, se os clientes são chatos, se o chefe esta exigindo demais, se o amigo lhe frustrou a confiança, nunca se esqueça: é tudo uma questão de escolha! 
Você escolheu a esposa que tem e pode optar por deixá-la, você escolheu o marido que tem e pode dialogar com ele ou separar-se, você optou por ter filhos e crianças dão trabalho! Amizades, relações de emprego e relacionamentos se desfazem e ninguém morre por isso. 
Você morre, isto sim, a cada dia em que se deixa vencer pelo mau humor, pelo azedume, pela tendência em ver melhor o lado negativo do que o aspecto positivo da vida, das pessoas e das circunstancias que lhe ocorrem. Todo dia que nasce é uma nova oportunidade de construir novos caminhos e fazer novas escolhas. 
E as que você já fez? Ou você as mantém com alegria ou faz novas! Todavia, amarrar a cara, ser grosseiro e pouco afável com quem lhe cerca não vai ajudar em nada, pelo contrário, pode ser que ajude você a ser malquisto por quem lhe cerca, se isso lhe serve, bom para você! (Em bom inglês: “Good for you, baby!”) 
Cláudia de Marchi 
Sorriso, 20 de junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.