Liberdade e respeito
Quanto mais liberdade você der para uma pessoa, maior a possibilidade de ela lhe faltar com o respeito. Na sua frente e pelas suas costas. Obviamente nem todo ser humano é abusado, mas a maioria é.
Você brinca, você dá liberdade para o outro brincar com você e, de repente, ele estará projetando os seus recalques em cima de você, de repente você será um objeto para ele aliviar sua inveja e mal estar.
Então, toda a graça vai embora e impera aquela sensação ruim de usurpação, aquela sensação ruim de quem estendeu a mão e teve o braço todo puxado e machucado.
Você deu liberdade para brincadeiras, para poder desabafar, para contar algo da sua historia e, de repente, o outro está usando o que ouviu, contra você, para lhe menosprezar, para malbaratar o sofrimento que ele desconhece.
Então a graça se esvai, as brincadeiras se tornam agressivas e a sua paciência se afeta. Se afeta muito. Você se sente mal, se sente deprimido, se sente usado e abusado.
Você se reprime por ter dado liberdade a alguém, por ter confiado que esta pessoa irá manter o respeito com você, mas, na verdade, apenas você e poucas pessoas são assim.
Boa parte dos seres humanos ultrapassa os limites inerentes à boa educação e ao convívio social saudável e prazeroso. A maioria abusa, a maioria ganha a sua liberdade hoje para lhe desrespeitar amanha. Infelizmente, quisera eu que as pessoas não fossem desrespeitosas e ignorantes a tal ponto!
Cláudia de Marchi
Sorriso/MT, 1º de setembro de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.