Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Culpa

Culpa 

 O mundo é dividido entre as pessoas boas e honestas e entre as pessoas que sentem culpa e, acredite, as segundas agem, nas relações pessoais e afetivas, de forma muito parecida com as primeiras.
Tem gente que se gaba porque o marido faz tudo o que pede, tem gente que se gaba, porque o marido dá presente, manda rosas, obedece. Alguns acham isso lindo, eu acho atitudes típicas de gente culpada. 
 Assim como tem marido que se sente o máximo, porque a mulher nunca o contraria, porque a mulher faz tudo o que ele pede sem manifestar suas opiniões, sem brigar, sem contrariar, porque a esposa faz tudo o que os filhos solicitam. 
 Ora, mas tais pessoas são “culpadas” pelo que? Culpadas por serem infiéis, culpadas por serem demasiado egoístas, culpadas por serem ausentes, por não darem, pessoalmente, o amor que a família merece. Então, a culpa lhes torna mansos, pacíficos e extremamente agradáveis. 
A culpa os torna preocupados, atenciosos e termina por torná-los, enfim, melhores do que eles seriam se fossem realmente bons, realmente honestos, realmente prestimosos. 
 Existem aqueles que acreditam nas atitudes de quem age mais por culpa do que por amor. Eu não. Não sou uma pessoa desconfiada demais, mas tenho perspicácia suficiente para distinguir atitudes e sentimentos sinceros, daqueles forçados que existem, apenas e tão somente, para que o culpado possa dormir em paz à noite. 
Cláudia de Marchi 
 Sorriso/MT, 23 de maio de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.