Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sábado, 11 de maio de 2013

O que é complicado?

O que é complicado? 

Desejo entender porque quando as pessoas não possuem argumentos para explicar as próprias dificuldades em alguma esfera de suas existências afirmam: "Ah, é complicado!" 
Não, não é complicado: As pessoas é que complicam, elas é que dificultam, elas é que não tem certeza do que querem, e terminam desorientando o próprio caminho e complicando a própria vida. 
Não é que o relacionamento seja complicado, não é que o trabalho esteja complicado ou que a família esteja imersa em complicações. As pessoas é que não se relacionam bem com elas mesmas e dificultam o relacionamento com os outros, elas estão descontentes e temerosas com seu trabalho e complicam a vida profissional, por covardia, mantém-se afastadas e alheias complicando. enfim o seu relacionamento familiar. 
Os seres humanos são complexos por natureza, porém ser complexo, ser, em si mesmo, um universo de fogo, água e ar, ser uma eterna fonte de surpresas, ser rico em bondade e primoroso em maldade não significa ser complicado. 
 A complexidade é da natureza humana, posto a educação diferente, o meio diferente, as virtudes e defeitos inerentes a cada ser humano, os instintos aguçados para uns, controláveis para outros, enfim, ser complexo é ser humano. Ser complicado é manifestação de medo de agir e tomar uma posição. 
Ao invés do "eu quero" ou "eu não quero" afirmam "é complicado" e cruzam os braços como se fossem vítimas do monstro da “Complicação”. 
Como as pessoas não suportam assumir a culpa e responsabilidade pelos seus atos, posto que gostam apenas de vangloriarem-se quando estão em vantagem, mas não de assumir a falha e aprender com ela, remeter os fatos da vida com os quais não sabem lidar à categoria de "complicados" lhes retira a responsabilidade. Se não deu certo, se é frustrante, ou algo do tipo não é por culpa delas, mas é porque que se trata de algo, simplesmente, complicado. 
As situações são simples, as opções estão à nossa frente, ou assumimos a responsabilidade pelos resultados que advierem de nossos atos ou cruzamos os braços e taxamos a situação de "complicada", porque existe o medo de ouvir a consciência e agir. Viver é simples, é fácil ser feliz o homem é que complica por covardia. Enfim, complicado mesmo é compreender e desvendar os medos humanos. 
Cláudia de Marchi 
 Passo Fundo, 16 de junho de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.