Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

terça-feira, 28 de maio de 2013

Respeito e amor

Respeito e amor 

 Existem pessoas que são realmente incríveis na sua forma de ser e, obviamente, de amar. Mas não é um “incrível” no bom sentido, infelizmente. Exemplo disso são aqueles indivíduos que acham que o amor é um salvo conduto para que se possa falar ao outro exatamente tudo o que se pensa, sem sopesar antes, sem, enfim, colocar-se no lugar da outra pessoa.
 Não quero julgar, mas, sob o meu ponto de vista esta é uma forma um pouco egoísta de amar, ou é, simplesmente, a forma com que as pessoas mais egoístas sabem amar, querendo que tudo venha até elas, inclusive o gênio, os pensamentos e a personalidade alheia. 
 Logo, elas olvidam da necessidade de pensar antes de falar, da necessidade de avaliar se suas palavras poderão magoar ou ferir ao outro. Pensam, portanto, que basta amar, basta ser carinhoso e tudo é possível. 
Mas não é. Não é assim que funciona. Amar não basta, é preciso respeitar, é preciso ter paciência e, portanto, tolerar o que o outro faz e não é tão lindo, tão gracioso, tão perfeito e tão agradável, afinal, as pessoas são imperfeitas e os relacionamentos amorosos não fogem desta realidade. 
Seguidamente você apenas ouve, não porque o outro está falando do seu assunto preferido, não porque suas palavras estejam lhe agradando, mas apenas, porque é a pessoa que você ama quem esta falando e ela merece ser ouvida, ela merece a sua atenção, não a sua critica, ainda que bem intencionada. Guarde-a para si, o outro não pediu a sua opinião, logo, ele esta feliz sendo como é! 
 O amor implica em admiração. Sem admiração o amor morre, todavia, você não vai admirar o outro durante as 24h do dia, existirão momentos em que você não vai concordar com o que ouve, existirão momentos em que o que você vai ouvir não é belo, agradável, nem interessante, logo, isso não vai lhe contentar, pode até causar certo mal estar ou irritação. 
 Todavia, é nesse momento que você demonstra o respeito, que é, praticamente, um sinônimo do amor: você se cala, você tolera, dá uma risadinha amarela, e espera o momento seguinte, que, quase com total certeza, será como a maioria de seus momentos ao lado da pessoa amada: agradável, afetuoso e cheio de admiração. 
 E é assim que o amor acontece, com base na sua paciência, na sua capacidade de tolerar o que não é tão bom, com base na sua astucia para silenciar quando não tem nada de bom para dizer. Parece complicado, mas não é: o amor, o companheirismo e o respeito facilitam praticamente tudo. 
 É por isso que, apesar de ter tido um casamento que findou, eu acho a vida de casado excelente quando existe bom humor, parceria, amor e companheirismo. Ao contrário do que os menos vividos pensam, casar é ótimo, acordar e dormir junto com alguém é uma delicia, tudo depende da pessoa que estará ao seu lado e do que você sentirá por ela. Só isso. 
 Cláudia de Marchi 
 Sorriso/MT, 28 de maio de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.