Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

domingo, 25 de janeiro de 2015

Elogios e minhas estranhezas.

Elogios e minhas estranhezas.

Sou uma costumeira observadora do ser humano. Mas, confesso, uma pessoa que não o compreende. Não entendo, por exemplo, por que as pessoas, cientes que são da alegria que palavras elogiosas e doces causam, insistem em pensar mil vezes e até temer, dar um elogio, mas não titubeiam em reclamar!?
Eu, também neste ponto, sou extremamente atípica e não se trata de algo que eu force, eu simplesmente valorizo mais o bom e o belo das pessoas do que o ruim ou feio.
Nunca chego numa amiga mulher, por exemplo, dizendo que ela está gorda ou inchada. Mulheres não gostam disso, eu não gosto e espelhos todas tem! Logo, por que não focar na "lindezura" que ficou a boca dela com determinado batom, focar no corte de cabelo e, assim, elogiar e não denegrir?
Nunca entendi, desde criança, porque todas minhas tias reclamavam da comida da minha avó quando estava demasiado salgada ou insossa, mas nunca, elogiavam quando a comida estava "a" seu gosto, sendo que esta era a regra! Eu elogio instintivamente.
Contemplo e gosto de sabores, de cores, de elegância, de postura, de educação, de sagacidade, logo, mesmo nos piores momentos da vida de quem me conhece, sempre verei em quem me cerca algo de elogiável, de digno e de merecedor da valorização e estima alheia.
Por que falar o que não é bom, tampouco necessário, se isso não fará bem ao outro, se ele, sequer pediu a sua opinião sincera? Por que confundir falta de educação, etiqueta e classe com franqueza? Por que não entender que o que não faz bem não precisa ser dito, por mais sincero que possa ser? Por que reclamar com tanta facilidade e ter tanta dificuldade para elogiar? Não entendo, nunca compreendi.
Não cogito da maternidade, mas, tenho uma certeza, eu iria, desde a infância, ensinar meus filhos a verem a beleza e a bondade das coisas e, mais que isso, a enaltece-las verbalmente. Eu tive essa lição, mais, tive tal exemplo, mas faria ainda melhor.
Não penso nisso no momento, mas gostaria que os papais e mamães do mundo pensassem, afinal, que tipo de ser humano estão educando e deixando para o mundo? Mais um cidadão "senso comum" que mais contempla e reclama do negativo do que faz alusão ao positivo? Espero, que não.
O mundo precisa de mais pessoas elogiosas, de mais pessoas que enalteçam o que é bom e belo, porque, acredite, o bom, o decente e o honroso está se tornando exceção. E caminhará a passos ainda mais largos para a extinção se não receber o valor que merece. E elogios são, ainda, a forma mais logica de demonstração de contentamento. Não custa, não cai pedaço e todo mundo agradece.

Cláudia de Marchi

Sorriso/MT, 26 de janeiro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.