Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Julgar sem conhecer, inveja e necessidade de desmerecer ao outro.

Julgar sem conhecer, inveja e necessidade de desmerecer ao outro.

Se tem um erro hediondo que eu já cometi e, aposto, você também, é o tal do implicar com alguém sem conhecer a pessoa profundamente ou, simplesmente, usar uma discordância ou fofoca, para evitar o convívio com alguém. Não cometo mais esse erro, com toda a certeza, da mesma forma, quero me afastar de qualquer pessoa ou grupo cujo entretimento seja pré-julgar alguém.
Se você tem algo especifico para me dizer que determinada pessoa fez contra você, pode me contar, falar alivia dores emocionais, mas daí a fazer mil elucubrações contra a pessoa, deturpar o que ela diz, fazer da franqueza do outro uma arma contra ele mesmo sem que ele tenha lhe feito um mal, não isso eu não aceito, na minha frente não! Da minha boca, também não.
Acho que nós nascemos humanos, mas nossa tarefa é nos tornarmos gente! Sabe, gente com “g” maiúsculo? Pessoas mais virtuosas, mais humildes, desprovidas de preconceitos e implicâncias vãs, pessoas menos fúteis, menos arrogantes, menos presunçosas e, quiçá, menos invejosas?! Sim, quando falo em nos tornarmos gente eu tenho implícito no vocábulo o “de bem”! Gente de bem, enfim!
Gente, gente, não mais essa gentalha que crê em algo sem nem saber a razão pela qual crê, que tem pré-conceitos em face de pessoas bonitas, elegantes e bem resolvidas, essa gentalha que acredita nas mentiras que conta para si mesmo, que acha que está num patamar superior de maturidade, humildade e conhecimento de mundo.
Não raras vezes, aquela pessoa que, sem nem saber o porquê, implicamos, é um tesouro de ser humano. O tipo que não abre a boca para falar dos outros, primeiro, por não ser problemático, recalcado e invejoso, segundo por ser desprendido desse habito estupido de falar de quem se conhece de pouco a nada.
Vale a pena mudar! Acredite. Conheça, então tire as suas conclusões. E, resigne-se, 9 em 10 vezes, julgar sem conhecer a fundo alguém é inveja. Pura e simplesmente inveja.
E, acredite numa coisa, pessoas que usam demais o seu tempo para criticar uma pessoa, são seres humanos que se sentem melhor humilhando a imagem alheia, pessoas mal resolvidas e mal amadas, seguidamente.
Logo, hoje a pauta do assunto dessa gentalha é o outro. Amanha será você. Você e todos os assuntos que, confiando, você contou a quem é maldoso, simplesmente por não ver o óbvio: quem fala de pessoas, sempre fala de pessoas. Inclusive de você. É mediocridade mental, fazer o que?!


Cláudia de Marchi

Sorriso/MT, 27 de janeiro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.