Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Filmes e livros em Sorriso: S.O.S!

Filmes e livros em Sorriso: S.O.S!

A capital nacional do agronegócio deixa a desejar no quesito cultura! Após ler, estudar, preparar aulas, pensei, "vou tomar sol, fazer uma jantinha esperta, tomar uma cerveja e assistir a um bom filme!".
"O segredo dos seus olhos" foi a obra que pensei! Filme espetacular do argentino Juan José Campanella, um dos melhores que assisti! Mas o assisti em 2011! Como gosto de reprisar tudo o que me agrada, tudo o que é, para mim, realmente bom, pensei em locá-lo!
Grande decepção, em nenhuma das três locadoras que alugo filmes eles tem! Enfim, estou encomendando o filme se alguém viajar ou vou localiza-lo na internet. Nessas horas e sempre que vou procurar um livro mais intelectual do que comercial eu me sinto, de fato, no fim do mundo!
Mas e daí!? Aqui tem soja, mansão, camionetes, carros importados, corpos sarados, cirurgiões plásticos e circula muito dinheiro, pra que filmes e livros né!? Pra que!? O povo costumeiramente não tem a cultura como objeto de interesse.
É aquela coisa, “Cinquenta tons de cinza” quase todo mundo quer assistir, “Frozen” quase toda criança e família assistiu, livros do Sparks e afins vendem muito. Revista Caras, Nova e Boa Forma também. Ah, aquelas sobre negócios e dinheiro também, ao que me parece.
Nada interessa tanto à maioria das mulheres daqui quanto aumentar o tamanho das coxas e comprar roupas de marca, assim como achar um fazendeiro ou um filho de fazendeiro para casar com pompas. E, a maior parte dos homens tem tesão ao ler o extrato bancário e ao ver suas lavouras verdinhas. Daí, para distraírem-se, em sua maioria, procura a maioria das mulheres cujos assuntos, não preciso dizer quais são. Ah, mas eles bebem whisky de mais de mil reais a garrafa, daí “pódi”!
Situação vexamosa, mas bem corriqueira por aqui. Mulheres inteligentes são tidas como “intelectuais”, inacessíveis, só homens inteligentes ou burros, mas autoconfiantes (esses tem bastante!) se aventuram a galantear uma mulher que sai da única livraria da cidade com a cara frustrada, porque ouviu da simpática atendente que “eles não vendem livros para intelectuais”. Enfim, seria cômica a situação, não fosse trágica. Mas eu dou risada mesmo assim! Como disse um grupo de “filósofos” cantantes da década passada: “O sorriso ajuda a melhorar”. Eu concordo!

Cláudia de Marchi

Sorriso/MT, 18 de fevereiro de 2015. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.