Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Mentiras agradáveis. Mentiras agradam.

Mentiras agradáveis. Mentiras agradam.

O ser humano gosta de ilusões. Nada pode ser tão doce aos ouvidos humanos quanto uma mentira bem contada. A falsidade, as falácias, enfim, existem porque funcionam. E, por que funcionam? Porque agradam, porque contentam as pessoas.
Dizem que é por isso que os homens mentem que amam e as mulheres fingem orgasmo. Sou avessa a mentiras! Prefiro um "eu te gosto muito" sincero ou deixar bem claro eventual aproveitamento orgástico ruim. (Quem sabe assim as coisas melhorem né?!).
Pois é, o estelionato, tipo penal conhecido por muitos, por exemplo, só ocorre porque as pessoas querem algo tão bom e fácil que se entregam às mentiras mais estapafúrdias que lhes contam! É bom acreditar naquilo!
Dar pouco valor em dinheiro para receber milhões, por exemplo, no caso do golpe do bilhete premiado! Legal isso né?! Grana fácil! O mesmo com os tais advogados mentirosos! Na verdade, estelionatários com diploma.
Pois bem, gente culta ou inculta, adora aquelas promessas, adora o "doutor" que arrota infalibilidade e poder! Até pagar caro se torna "barato" e agradável perto de promessas bem feitas. Lamento muito isso tudo, mas até consigo, conhecendo o ser humano e seu desejo pelo "idealizado" (impossível), compreender alguns mentirosos.
Até a Dilma convenceu a maioria dos brasileiros prometendo o que já começou contrariando. E se elegeu! Uau! Pois então, o que fazer? Aceitar o que não posso mudar. Aliás, costumo ser repelida pela sinceridade avantajada. Mas, dane-se!
Quem acredita sempre alcança, logo, quem sabe um dia a mentira se torne realidade? E o sertão vire mar? Juramentos, palavras doces e melosas, promessa de grandiosidade e vitória: o povo pira nas mentiras agradáveis! Aí que dó! Aí que dó!
Ser honesto, ser sincero, ser pouco malandro acaba dificultando demais o crescimento e a conquista afetiva. Você fala a verdade, fala o que pensa, o que sente e a verdade assusta, a verdade, por ser, de regra, imperfeita, frustra quem tem anseio pelo excelente e perfeito, portanto, impossível.
E é graças a isso que as pessoas mentem, os mentirosos só existem, porque a maioria gosta de mentiras, porque mentiras agradam, enaltecem, animam, adoçam, acalmam e a verdade, nove em dez vezes, é dura, é impiedosa, todavia, é uma só. E é invariável.  

Cláudia de Marchi

Sorriso/MT, 03 de fevereiro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.