Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

quarta-feira, 11 de março de 2015

À você, pessoa de moral eximia!

À você, pessoa de moral eximia!

As pessoas querem punição. As pessoas são contra a impunidade. Mas ninguém quer um presidio edificado no seu bairro, próximo a sua casa, ainda que seja até no perímetro rural da cidade né?!
Cemitério é outra coisa que ninguém quer, em que pese a única certeza da vida seja a morte. E é preciso lugar para colocar os mortos. Assim como é preciso de lugar para colocar os presidiários.
“Ah, manda pra Marte!”. “Ah, joga uma bomba!”. As pessoas pensam assim, primeiramente, porque olvidam que o nosso problema é ignorar os direitos daqueles que são segregados, ignoramos que, quanto pior o estado da prisão, quanto mais cheia e menos digna, menos ressocialização, maior reincidência e, inclusive, “benefícios” na execução penal, porque se um sai, certo que mais dois irão entrar.
É um circulo vicioso, no qual, a sociedade que cruza os braços também tem responsabilidade. Existem delitos que, ainda na modalidade culposa, poderia gerar pena de reclusão se levássemos as leis a sério e as efetivássemos.
Logo, o filho do cidadão que diz que poderia ser arremessada uma bomba contra um presidio, também poderá, num futuro, ser segregado. E daí, não vai ser legal jogar a bomba né?! Acredite, criminoso contumaz ou eventual não é filho de chocadeira.
Quem comete delitos tem família, não raras vezes decente. Chega de nutrir essa sensação de superioridade, de que é só o filho do pobre, do preto e da puta que um dia chegarão ao sistema carcerário.
Aposto que se sonegação fiscal, contrabando, “gato” de energia, tv a cabo e afins gerassem efetivamente pena de prisão, até você passaria uma estada preso! Você cidadão de bem, que acha que quem está preso pode ser esquecido pela sociedade e, achando assim, fomenta a reincidência, a marginalização e toda essa tristeza que vemos diariamente.
Você que tem telhado de vidro, mas fala como se fosse de aço, você que, mesmo sem querer, com seu preconceito e inercia, colabora para a impunidade e criminalidade, afinal, quer que tudo “venha” de cima e não faz a sua parte. Não reivindica o básico: mais presídios, presídios mais dignos para que, quem sabe, um dia a reincidência se torna menos significativa neste País.
Você que acha que “direitos humanos” só protege bandido, você que tem ódio racial, mascarado de egocentrismo, você que não olha para os lados, que vai todo domingo à igreja, mas é incapaz de ser indulgente, de ter empatia e piedade. Enfim, você, pessoa de moral eximia, também “financia” o “sistema” com seus preconceitos carentes de conceitos adequados.

Cláudia de Marchi

Sorriso/MT, 11 de março de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.